protetor

Uma pedra ou um buraco no caminho e, de repente, o óleo do motor começa a vazar. Essa situação poderia ser evitada se o veículo estivesse protegido com um protetor de cárter. Mas afinal de contas o que é e pra que serve esse acessório? E vale pagar por essa proteção?

Primeiramente, é necessário saber que o cárter é o reservatório onde o óleo que lubrifica o motor fica armazenado. Para protegê-lo, é preciso instalar uma estrutura metálica simples, mas que grande parte dos veículos não oferece entre os itens de série.

Ainda assim, as fabricantes de automóveis recomendam o seu uso, pois o equipamento protege não só o cárter, mas também itens da suspensão, da caixa de câmbio, radiador, mangueiras, parte do escapamento, entre outros. Além da parte mecânica, o protetor auxilia na redução de sujeira no motor, o que pode reduzir a vida útil de alguns componentes.

O preço do protetor varia entre R$ 50 e R$ 150, dependendo do modelo do veículo, e pode ser instalado na própria concessionária ou em lojas e oficinas autorizadas. A instalação do acessório é simples, pois a maioria dos carros possui pontos de fixação predefinidos pelas montadoras. Caso o protetor sofra algum impacto mais forte, é indicada a sua troca pelo fato de o equipamento perder as suas características originais e, consequentemente, a sua capacidade de proteção. Entretanto, levando em conta o baixo custo e os benefícios, se possível, vale a pena investir nesse item.