%%wppa%% %%slide=454%%

Lançado na Europa em 1996, o Ford Ka foi concebido para ser um veículo que combinava praticidade no uso urbano e inovações de estilo. O compacto de desenho controverso e cheio de personalidade mudou com o passar dos anos, perdeu a sua irreverência e assumiu de vez a posição de carro de entrada da marca ao incorporar soluções de outros modelos com a finalidade de reduzir os custos de projeto e fabricação – as segundas gerações do Ka foram lançadas no Brasil e na Europa em 2008. Enquanto o modelo brasileiro era montado sobre uma evolução da plataforma do antecessor, o Ka europeu compartilha até hoje a arquitetura com o Fiat 500.

Com a mudança da preferência do consumidor nos últimos anos, a Ford percebeu que cada vez menos brasileiros compram automóveis “basicões” e decidiu elevar o Ka de patamar não só no que diz respeito a equipamentos, mas também em posicionamento de mercado. Com isso, o compacto deixou o segmento de entrada e foi brigar com a turma do andar de cima munido de uma lista de itens de série robusta, além de uma carroceria de quatro portas maior e mais espaçosa.

Por ser um projeto global, o Ka teve de crescer para acomodar com mais conforto até quatro adultos. Para isso, a Ford o criou a partir da plataforma do New Fiesta, resultando em um carro com espaço interno mais generoso, porém com dimensões externas inferiores (exceto na altura) às do irmão maior.

Veja na tabela abaixo as diferenças de tamanho entre o novo Ka, New Fiesta e Ka de segunda geração:

 
New Fiesta
Novo Ka
Ka (2ª geração)
Altura1,46 m1,52 m1,42 m
Comprimento3,96 m3,88 m3,83 m
Largura1,77 m1,69 m1,64 m
Entre-eixos2,49 m2,49 m2,45 m
Porta malas (litros)281257263
Peso em ordem de marcha (kg)1.108997936

Os números da tabela acima mostram claramente que a nova geração do Ka cresceu significativamente. Tanto é que todas as dimensões superam as do modelo anterior, enquanto a distância entre-eixos agora é igual a do New Fiesta. Mas é na altura o seu principal destaque. Além de ser mais alto que o New Fiesta, o novo Ka também supera nesse quesito o Hyundai HB20 (1,47 m), Chevrolet Onix (1,48 m), Fiat Palio (1,50 m) e Volkswagen Gol (1,48 m) – apenas Renault Sandero (1,53 m) e Nissan March (1,52 m) têm altura superior.

Por levar vantagem em relação a altura, o novo Ka oferece espaço interno superior ao do New Fiesta. A Ford informa que o espaço para os ombros é de 136 e 134 cm, para pernas de 106 e 87 cm e para cabeça de 100 e 96 cm, sendo os valores dos ocupantes do banco dianteiro e traseiro, nessa ordem.

Fato é que qualquer comparação da nova geração do Ka com o modelo anterior leva a apenas uma semelhança: o nome. De resto, tudo é novo. A partir de agora, com mais portas, novo design, motorizações e dimensões mais generosas, é a vez de o modelo ganhar um recomeço (novos rivais ele já ganhou) e, quem sabe, crescer em status por aqui. Fato é que chamá-lo de Kazinho não dá mais.