GM_foto01_02-FOTO-1208 (1) (Copy)

A fábrica da General Motors, em São Caetano do Sul (SP), está completando 84 anos de atividades neste mês de agosto. Além disso, uma marca histórica foi alcançada: o complexo industrial chegou aos 6 milhões de veículos produzidos. Número atingido por um sedã Cobalt.

Com 290,5 mil m², a fábrica tem capacidade para produzir mais de 50 carros por hora. Mas, obviamente, nem sempre foi assim. Em 1930, ano da inauguração, eram montados poucos furgões por semana, de maneira quase artesanal.

O primeiro carro de passeio produzido em São Caetano do Sul, em 1968, foi um Opala com carroceria de quatro portas. Desde então, o complexo passou por diversas expansões, acompanhando o processo de ampliação e modernização da linha Chevrolet no Brasil.Vários ícones da indústria automobilística nacional saíram dos pátios da fábrica, como o Chevette, Monza, Vectra e Omega. Atualmente, no local, são produzidos os modelos Cruze, Spin, Montana e Cobalt.

A GM possui cinco fábricas no Brasil, sendo outras duas destinadas à montagem de veículos. A de Gravataí, no Rio Grande do Sul, inaugurada em 2000, atingiu no mês passado a marca de 2,5 milhões de carros produzidos. Já a de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, saíram até então pouco mais de 5,6 milhões de unidades.