abre-fox-saveiro

A Volkswagen aproveita para mostrar duas novidades de uma vez: o Fox 2015 e a Saveiro com cabine dupla e capacidade para cinco pessoas. O hatch, que é o segundo veículo mais vendido da marca no País, ganhou uma repaginada no visual e passa a contar novos equipamentos, além de mais uma opção de motorização e um inédito câmbio manual de seis marchas.

Já a principal novidade da Saveiro é a segunda fileira de bancos, que comporta até três pessoas. A picape chega às lojas somente em setembro, enquanto às vendas do hatch começam imediatamente.

Fox com cara de Golf

Basta olhar para o Fox para perceber que ele recebeu uma repaginada geral. E a Volkswagen faz questão de divulgar que a inspiração veio da bem-sucedida sétima geração do Golf.

Visto de frente, as principais alterações se concentram nos faróis, grade e para-choque. Na parte traseira as lanternas ganharam um posicionamento horizontal, que chega a lembrar o utilitário Tiguan.

%%wppa%% %%slide=437%%

Além de dar uma atenção especial ao visual do hatch, a fabricante alemã também incrementou a lista de equipamentos. A partir de agora, dependendo da configuração, o modelo pode ter controle de estabilidade (ESC), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (park pilot), faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), bloqueio eletrônico do diferencial (DES), controle de assistência em rampa (HHC), controle de tração, sistema multimídia com navegador embutido no painel (o mesmo do Passat, CC e Tiguan), entre outros itens. De série, todas as versões saem equipadas com direção com assistência elétrica (easy drive) e sistema elétrico de abertura da tampa do porta-malas pelo logotipo (easy trunk).

Também são destaques o novos motor e câmbio oferecido para a configuração topo de linha Highline. O propulsor é o 1.6 MSI da família EA211, lançado no Gol Rallye e Saveiro Cross há alguns meses. O bloco é capaz de entregar 110 e 120 cv de potência e 15,8 e 16,8 kgfm de torque (gasolina/etanol).Já a transmissão manual de seis marchas é inédita no País e estreia nesta versão do hatch. Criada a partir da caixa manual de cinco velocidades (MQ200-5F), a nova caixa é somente 4,2 centímetros maior e pesa 3,2 kg a mais, totalizando 33,5 kg. Como opcional, a fabricante oferece o já conhecido câmbio i-Motion.

Malagrine

As demais configurações do Fox continuam equipadas com os seguintes motores: 1.0 litro de 72/76 cv e 9,7/10,6 kgfm; 1.0 litro três cilindros de 75/82 cv e 9,7/10,4 kgfm e 1.6 litro de 101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automatizada i-Motion.

Com a chegada da linha 2015 também houve mudanças na nomenclatura das versões. Com isso, o Fox passa a ser ofertado em quatro configurações: Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion.

Confira abaixo as configurações e os principais itens de série.

Fox Trendline 1.0: R$ 35.900
Fox Trendline 1.6: R$ 39.800
Fox Bluemotion 1.0: R$ 37.690
Fox Comfortline 1.0: R$ 38.190
Fox Comfortline 1.6: R$ 41.490
Fox Comfortline 1.6 i-Motion: R$ 44.590
Fox Highline 1.6 MSI: R$ 48.490
Fox Highline 1.6 MSI i-Motion: R$ 51.790

Saveiro para a família

Pela primeira vez, a Volkswagen aposta em uma versão para a Saveiro com uma segunda fileira de assentos. Embora não tenha sido pioneira por aqui (a Fiat Strada com três portas cabine dupla estreou no final de 2013), a picape da marca alemã chega com uma vantagem que pode fazer toda a diferença: é a primeira a oferecer três lugares no banco de trás — a picape da Fiat leva somente duas pessoas.

%%wppa%% %%slide=438%%

O acesso para a segunda fileira de bancos é igual ao de um Gol. Basta rebater o encosto do banco do motorista e entrar. De acordo com os engenheiros da VW, o espaço atrás também é semelhante ao do hatch.

A Saveiro cabine dupla oferece na parte traseira dois porta-garrafas (até 500 ml), uma saída de 12V entre os bancos dianteiros, um porta-lata, vidros laterais basculantes e desembaçador do vidro traseiro.

Com teto elevado em relação às outras versões da linha, as três configurações contam com um novo rack e spoiler. A distância entre-eixos é de 2,75 metros e capacidade de carga é de 580 litros na caçamba – o estepe fica preso embaixo do veículo.

O modelo começará a ser vendido em setembro, em três versões, Trendline, Highline e Cross. As duas primeiras configurações são equipadas com o motor 1.6 litro de 101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm, enquanto a topo de linha Cross traz sob o capô o bloco 1.6 litro MSI de 110/120 cv e 15,8/16,8 kgfm. O câmbio é manual de cinco velocidades.

saveiro-cd-traseira

Confira abaixo os principais itens de cada versão. Os preços serão divulgados posteriormente.

Saveiro Trendline CD: R$ 47.490
De série, a picape conta com freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência). Está presente também o recurso comfort Blinker, que possibilita com um leve toque na alavanca de seta, indicar a direção para pretende ir, sem ter que acionar a alavanca de seta completamente.

Saveiro Highline CD: R$ 52.720
Lançamento na linha 2015 esta configuração traz os itens da configuração Trendline e acrescenta friso lateral cromado, ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa degradê, acabamento preto na coluna B, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas (pneus 205/60 R15) com calotas exclusivas. Além disso, contam também com o Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System).

Saveiro Cross CD: R$ 59.990
Traz todos os equipamentos da Highline, mais volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura e distância, rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus 205/60 R15 de uso misto) e faróis com a função Coming & Leaving Home.

Carsale participa do test-drive dos novos Fox e Saveiro nesta terça-feira (19) e publicará as impressões em seguida.