%%wppa%% %%slide=425%%

A picape derivada do utilitário esportivo compacto Duster foi flagrada sem nenhuma camuflagem na Romênia. O modelo, que leva o emblema da Dacia, subsidiária romena da Renault, será apresentado em outubro no Salão de Paris (França).

A unidade fotografada é do tipo cabine simples. Porém, ao que tudo indica, outras variações da picape devem surgir. O visual, como é possível notar, segue o padrão do Duster, começando pela grade frontal, que é a mesma utilizada no modelo atual já comercializado no mercado europeu.

A Renault já considera a ideia de fabricar uma picape há algum tempo, uma vez que a marca não possui um veículo desse tipo em seu portfólio de produtos. Especula-se, inclusive, que a Renault do Brasil irá produzir o Duster picape na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.

A ideia de utilizar o SUV Duster como base (plataforma e quem sabe o conjunto mecânico) parece interessante. Vale lembrar que a Fiat também está com a mão na massa com algo bem parecido, uma picape que é o meio termo entre as picapes compactas e médias e será produzida na unidade de Pernambuco (PE).

No Brasil, ambos os modelos concorrerão diretamente e ainda disputarão espaço com as picapes compactas como a VW Saveiro, Fiat Strada, Chevrolet Montana e até a Ford Ranger Sport.