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Após a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgar a lista dos automóveis mais vendidos no primeiro semestre de 2014 no Brasil, foi possível notar uma queda de 6,54% no número de emplacamentos em comparação com o mesmo período do ano passado. O relatório da entidade mostra ainda que a Fiat manteve a liderança do mercado com 21,62% de participação, seguida pela General Motors (17,64%) e Volkswagen (17,61%).

A partir desses dados, a EscolherSeguro (corretora on line de seguros) fez um levantamento para “desvendar” a participação das fabricantes de veículos no mercado de seguros e o perfil do público que emitiu apólices nos primeiros seis meses deste ano.

Segundo o estudo da empresa, há uma inversão entre as marcas mais vendidas nas concessionárias: a General Motors lidera com 24% de participação, com a Fiat logo atrás (22%). O “top five” da lista conta ainda com a Volkswagen (14%), Ford e Renault (ambas com 11%).

No detalhamento por modelo de automóvel (considerando novos e usados), a pesquisa mostra que 11% dos clientes que emitiram apólices são donos de Chevrolet Corsa (imagem abaixo). Em seguida vêm os proprietários de Fiat Palio (8%), Volkswagen Gol (7%), Chevrolet Celta e Ford Fiesta (ambos com 6%), Renault Clio, Volkswagen Fox, Fiat Uno (todos com 5%), Renault Sandero e Fiat Siena (ambos com 4%), Citroën C3, Chevrolet Prisma, Ford Ka e Honda Civic representam (3% das apólices).

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Jovens entre 18 e 24 anos são minoria entre os segurados

Segundo o estudo da EscolherSeguro, os clientes com da faixa etária entre 25 e 34 anos são os mais habituados a contratar serviços de seguros pela internet, com 39% de adesão. Em seguida, aparecem pessoas com idade entre 35 e 44 anos (28%), 45 a 54 (18%), 55 a 65 (12%) e, por último, de 18 a 24 anos (3%). De acordo com Pieter Lekkerkerk, CEO da empresa, os clientes mais jovens optam por não fazer o seguro de seus carros devido o valor mais alto das apólices. “Por esse motivo os mais jovens não aperecem com tanto destaque no ranking, embora sejam clientes habituais de transações pela internet”, diz o executivo.

Segundo Lekkerkerk, cerca de 30% dos veículos do País possuem cobertura contra possíveis danos, furtos e roubos. O número mostra, segundo o executivo, que a maioria dos brasileiros colocam o seguro do veículo, que muitas vezes é financiado, em segundo plano. “Aos poucos estamos orientando nossos clientes a pensarem com maior cautela o seu planejamento familiar. Dentro desse contexto colocamos a importância de se firmar contratos de seguros para os principais bens, mesmo que tenha de ser pago de forma parcelada”, complementa.