[wppa type=”slide” album=”378″][/wppa]

A Volvo anunciou as tecnologias inéditas que estarão presente no novo XC90. A montadora sueca pretende colocar a nova geração do SUV entre os mais seguros do segmento no mundo.

Entre as novidades está o Safe Positioning, que aciona simultaneamente diversos dispositivos de segurança quando o veículo se envolve em um acidente. Basicamente, o sistema tensiona os cintos de segurança, mantendo os ocupantes no lugar, além de bancos com maior capacidade de absorção de impactos para minimizar possíveis lesões na coluna vertebral. A montadora diz ser a primeira do mundo a adotar o recurso.

Além disso, o dispositivo freia o carro automaticamente ao detectar uma colisão iminente, aperta os cintos e aciona as luzes para alertar os motoristas que vêm atrás e também quem se aproxima pelos lados. A Volvo informou que também utilizará o reposicionamento automático do encosto de cabeça para evitar lesões na coluna cervical.

Entre os itens de segurança, também está o Driver Alert, que identifica se o motorista está cansado. Enquanto o Rest Stop Guidance fornece informações sobre o ponto de descanso mais próximo. Haverá ainda o City Braking, um sistema que freia o carro automaticamente em trajetos urbanos, faz o reconhecimento de pontos cegos na via e aciona os sistemas para evitar uma colisão.

Em caso de congestionamento, o piloto automático adaptativo poderá ser acionado, controlando a aceleração e frenagem, diminuindo o cansaço do motorista. E na hora de estacionar, o IntelliSafe orienta o condutor, por meio de câmeras, em vagas de estacionamento de 90 graus, dando uma visão de 360 graus ao redor do veículo, permitindo identificar qualquer obstáculo.

Há um ano a Volvo ofereceu detalhes da segurança do XC90 que, além dos citados acima, contará com detecção de animais na pista, controle de cruzeiro adaptativo, detecção de pedestres mesmo no escuro e o Car 2 Car Communication (a partir de 2016), que irá se comunicar com outros carros e a infraestrutura rodoviária dos países que contarem com o sistema.