[wppa type=”slide” album=”357″][/wppa]

A Opel, subsidiária alemã da General Motors, apresentou na última quarta-feira (10) imagens e detalhes da quinta geração do Corsa. O compacto será lançado oficialmente no Salão de Paris, em outubro, e começará a ser vendido na Europa apenas em janeiro de 2015.

Segundo a fabricante, o Corsa ficou mais refinado em termos de tecnologia para atender a legislação e o gosto do consumidor europeu. O modelo tem como principais concorrentes o Ford Fiesta e o Volkswagen Polo.

Embora seja montado sobre a plataforma da geração anterior, o Corsa teve o visual externo totalmente modificado, assim como o seu interior. O compacto traz um sistema de entretenimento semelhante ao MyLink dos modelos da Chevrolet vendidos no Brasil. Além disso, o hatch conta com para-brisa com aquecimento, luzes diurnas em LED, direção elétrica com assistência para condução urbana (deixa o volante mais leve em manobras em baixa velocidade), controle de estabilidade e monitoramento da pressão dos pneus.

Entre os opcionais, há câmera de ré, alertas de ponto cego, teto panorâmico e uma câmera no para-brisa que registra os sinais de trânsito e o tráfego. O equipamento controla um sistema de frenagem automática, sem interferência do motorista, em caso de parada repentina do veículo à frente ou de semáforo vermelho.

Motorização

O Corsa será equipado com o novo motor Ecotec de três cilindros de 1.0 litro a gasolina da Opel. O propulsor, feito todo em alumínio, é dotado de injeção direta de combustível, turbo e sistema start/stop (liga e desliga automaticamente em paradas rápidas). Disponível em duas especificações, a unidade terá potências de 90 e 116 cv, sempre com torque de 17,3 kgfm a partir de 1.800 rpm, dependendo da versão do compacto. A transmissão é manual de seis marchas, com a opção da caixa automática de seis velocidades.

Haverá também versões com um bloco de 1.4 litro turbo, também de três cilindros, de 101 cv e 20,4 kgfm, além de dois propulsores aspirados de 1.2 e 1.4 litro. As configurações a diesel serão equipadas com o motor de 1.3 litro de 75 ou 95 cv.

Chevrolet-Corsa

Os preços do novo Corsa serão divulgados durante o lançamento. Não há previsão de o modelo ser vendido no Brasil, uma vez que a terceira geração (imagem acima) foi substituída em 2012 pelo Onix.