comemoracao-copa

Acabou a partida? Então é hora de comemorar. Porém, em um momento como esse de Copa do Mundo, em que a emoção fala mais alto, é comum esquecermos algumas regras básicas relacionadas à segurança no trânsito.

O Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elaborou alguns lembretes para você não vacilar na hora da festa.

  • Em veículos com teto solar, não permita que as pessoas fiquem para fora quando o carro estiver em movimento, pois em caso de colisão ou capotamento, os passageiros correrão sérios riscos de acidentes.
  • Não permita que as pessoas fiquem sentadas nas portas do veículo com o corpo para fora do carro.
  • Em veículos conversíveis, não permita que fiquem de pé ou sentadas fora do banco.
  • Não transporte pessoas no porta-malas.
  • Já em caminhonetes, não transporte pessoas na caçamba, elas não poderão se proteger adequadamente em casos de colisões ou capotamento. Essa dica vale para caminhões também.

Olha a multa aí, gente!

Transportar pessoas nos veículos de forma inadequada, além de perigoso, também é uma infração, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O artigo 230 diz que não é permitido conduzir o veículo transportando passageiros no compartimento de carga, salvo por motivo de força maior, com permissão da autoridade competente e na forma estabelecida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Caso o motorista seja flagrado nessa situação, receberá uma multa grave no valor de R$ 127,69 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de ter o veículo retido para regularização.

Já o artigo 235 ressalta que não é permitido levar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados. Para esta situação, a infração também é grave no valor de R$ 127,69 e 5 pontos na CNH, porém o veículo é retido para transbordo.

Confira abaixo o vídeo feito pela empresa de seguros alemã Alliance, produzido no último mundial, realizado na África do Sul, para alertar sobre os riscos de transportar passageiros sentados nas janelas ou com o corpo para fora do teto-solar dos veículos. A seguradora promoveu testes de colisão a 40 km/h com bonecos para mostrar o que pode acontecer com os torcedores que não tomam os devidos cuidados. Veja mais.