abre

Durante o lançamento do C4 Lounge na Argentina, em agosto do ano passado, a Citroën deixou claro que o seu carro chegaria para ser a referência entre os sedãs médios em termos de acabamento, equipamentos de série e, principalmente, preço. Embora seja competitivo, o modelo ainda não conseguiu incomodar a hegemonia dos nipônicos Honda Civic e Toyota Corolla no mercado brasileiro – o primeiro e segundo colocados no ranking de vendas, respectivamente.

Aproveitamos que o Toyota Corollautilizado no comparativo com o Honda Civic 2015ainda estava na garagem da redação e decidimos confrontá-lo com o C4 Lounge que participa deste Alta Rodagem, levando em consideração o fato de os dois sedãs estarem configurados em suas versões topo de gama.

O C4 Lounge Exclusive THP é equipado com o motor de 1.6 litro de 16 válvulas, movido apenas a gasolina, que entrega 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm e trabalha associado a uma caixa automática de seis marchas. Nesta configuração, o sedã parte de R$ 81.490.

Já o Corolla Altis tem preço inicial de R$ 93.730 e sai de fábrica com um bloco de 2.0 litros de 16 válvulas que desenvolve 154/143 cv (etanol/gasolina) e 20,3/19,4 kgfm (e/g) a 4.000 rpm. O sedã da marca japonesa deixou na geração anterior o antiquado câmbio automático de quatro velocidades e passa a ser equipado com uma moderna transmissão CVT (continuamente variável) programada para simular sete marchas.

[wppa type=”slide” album=”325″][/wppa]

Conteúdo

Tanto o Citroën como o Toyota são equipados com airbags frontais, laterais e de cortina – o Corolla acrescenta uma bolsa para os joelhos do motorista -, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuidor de frenagem), central multimídia com Bluetooth, câmera de ré e GPS, chave presencial, faróis com acendimento automático, bancos e volante revestidos em couro, ar-condicionado automático digital, espelho interno eletrocrômico, controle de cruzeiro, entre outros. O C4 Lounge, entretanto, complementa a sua lista com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas de liga leve de 17 polegadas (ante as de aro 16 do rival), sensor de chuva, climatizador com duas zonas de resfriamento e saída para o banco traseiro, controle de estabilidade e sensor de ponto cego. O carro cedido pela Citroën contava ainda com pintura perolizada na cor branco Nacre (R$ 1.890) e o Pack Select (R$ 3.300), que inclui faróis direcionais de xenônio e teto solar. Com os opcionais, o sedã chega aos R$ 86.680.

O Corolla Altis, apesar de ser mais caro, leva vantagem apenas na direção com assistência elétrica (contra o sistema eletrohidráulico do C4 Lounge) e na central multimídia com TV digital. O recurso reproduz as imagens apenas com o carro parado e com freio de estacionamento acionado.

Como andam

Os dois sedãs acomodam bem quatro adultos graças a boa distância entre-eixos de suas carrocerias (2,71 metros no C4 Lounge e 2,70 m no Corolla), mas apenas o Citroën oferece saída do ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro. Já o porta-malas de 470 litros do Toyota leva um pouco mais de bagagem que o do rival, que tem capacidade para 450 litros. No quesito acabamento, o C4 Lounge leva vantagem em comparação com o Toyota por utilizar materiais de qualidade superior e pelo maior esmero na montagem das peças.

Embora priorizem o conforto, C4 Lounge e Corolla são distintos em movimento. Enquanto o Toyota tem rodar suave e direção bastante leve, o Citroën é mais firme e transmite mais as imperfeições do asfalto que o rival. Isso se dá não só pelo acerto mais rígido da suspensão, mas também pelas rodas maiores, calçadas em pneus 225/45 R17 (o Corolla utiliza conjunto de medidas 205/55 R16).

C4 Lounge THP x Corolla Altis

Teste Carsale-Mauá
Modelo
Combustível
Consumo cidade
Consumo estrada
0 a 100 km/h
C4 Lounge Exc. THPGasolina8,8 km/l15,4 km/l8.97 segundos
Corolla AltisEtanol7,8 km/l14 km/l10.11 segundos
Gasolina11,2 km/l16,1 km/l10,51 segundos

Ao volante, o C4 Lounge se sai melhor em arrancadas e retomadas graças ao motor mais potente. O torque disponível logo aos 1.400 giros garante boa agilidade no trânsito urbano e em ultrapassagens na estrada. O desempenho do sedã poderia ser favorecido se o propulsor e o câmbio trabalhassem com a mesma eficiência do conjunto motriz do Corolla.

Já o Toyota é o carro para quem privilegia uma tocada tranquila. Além da direção extremamente leve (ótima para manobras), o motor do sedã tem funcionamento suave e quase não é notado pelos ocupantes graças ao bom isolamento acústico. Mas quando é preciso acelerar, o Corolla mostra boa disposição, uma vez que o trem de força e a transmissão funcionam com surpreendente harmonia.

Apesar de o Corolla vender e custar muito mais, a sua versão mais cara do modelo não justifica os mais de R$ 12 mil de diferença no preço de tabela. Nem mesmo pela fama de carro de mecânica robusta. O C4 Lounge Exclusive THP comprova ser um concorrente de peso não só ao modelo da Toyota, mas também aos demais rivais do segmento por oferecer um pacote de equipamentos de série interessante e um conjunto mecânico competente.

Ficha técnica

ModeloToyota Corolla AltisCitroën C4 Lounge Exclusive THP
PreçoR$ 93.730R$ 81.490
Motor2.0 16V Dual VVT-I1.6 16V turbo THP
Cilindrada (cm³)1.9861.598
Potência (etanol/gasolina)154/143 cv165 cv
Torque (e/g)20,3/19,4 kgfm24,5 kgfm
Freios dianteirosDiscos ventiladosDiscos ventilados
Freios traseirosDiscos sólidosDiscos sólidos
Suspensão dianteiraMcPhersonMcPherson
Suspensão traseiraEixo de torçãoTravessa deformável e barra estabilizadora
RodasLiga leve 16"Liga leve 17"
Pneus205/55 R16225/45 R17
DireçãoElétricaEletrohidráulica
Peso em ordem de marcha (kg)1.6601.498
Comprimento (metros)4,624,62
Largura (m)1,771,78
Altura (m)1,471,50
Distância entre-eixos (m)2,702,71
Porta-malas (litros)470450
Tanque (litros)6060