car-battery-replacement

Durante o inverno, devido às temperaturas mais baixas, o motor de um automóvel demanda mais energia da bateria para dar a partida. Nesta época do ano, há um aumento de cerca de 20% na reposição do componente. Para não ficar na mão durante a estação mais fria do ano, é importante verificar alguns itens alguns itens do veículo para poupar e prolongar a vida útil da bateria.

Assim como é importante conferir a pressão dos pneus e o nível do óleo do motor, a inspeção do sistema elétrico também deve fazer parte dos hábitos do motorista para evitar surpresas desagradáveis. Uma revisão nesses componentes pode evitar até mesmo panes elétricas.

Confira algumas dicas para evitar os problemas mais comuns do sistema elétrico, principalmente no inverno:

Recomenda-se fazer um teste funcional para identificar a vida útil da bateria e garantir que o alternador está recarregando o componente de maneira adequada. O procedimento é rápido e pode ser realizado por um profissional que tenha um equipamento de teste.

Dê a partida no veículo com todos os equipamentos elétricos desligados (como rádio, ar-condicionado).

Ao dar a partida, mantenha o motor ligado por cerca de 15 minutos. Esse tempo é suficiente para que o alternador reponha a carga total que a bateria perdeu ao fornecer energia para ligar o motor.

Evite ligar e desligar o carro durante um congestionamento.

Não deixe o rádio ligado quando o motor do carro estiver desligado.

Quando estiver parado em um congestionamento, dê preferência ao freio de estacionamento. Pisar no freio com o carro em marcha lenta exige mais da bateria.

Fique atento ao notar luzes oscilando ou quando as luzes de advertência se acenderem no painel, mesmo com o motor em funcionamento. Problemas no alternador são as principais causas de panes elétricas dos veículos no trânsito.

+ Caso seja necessário recarregar a bateria para fazer o motor funcionar, siga as instruções do vídeo abaixo aqui.