%%wppa%% %%slide=323%%

A Toyota revelou nesta quarta-feira (25) novas informações sobre o sedã FCV, movido a célula de hidrogênio. Apresentado pela primeira vez como conceito no Salão do Automóvel de Tóquio (Japão) em 2013, o modelo será lançado no país asiático no primeiro semestre de 2015 com preço estimado em cerca de 7 milhões de ienes, aproximadamente US$ 68 mil (cerca de R$ 152 mil).

Em um primeiro momento, as vendas serão limitadas apenas para as regiões onde a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio está sendo desenvolvida. Os preços para os mercados dos EUA e Europa ainda não foram definidos. A fabricante nipônica já afirmou que, em breve, vai revelar mais detalhes técnicos do modelo e metas de vendas.

O FCV possui autonomia de aproximadamente 700 km (de acordo com medições realizadas pela Toyota com base nos parâmetros considerados pelo Ministério Japonês de Turismo, Infraestrutura e Transportes). O motor, quando acionado, emite apenas vapor d’água produzido pela reação entre hidrogênio e oxigênio. O tempo de reabastecimento é de cerca de três minutos.