A Mitsubishi vende no mercado brasileiro, desde o final do ano passado, a linha 2014 do Pajero Dakar. O jipão fabricado em Catalão (GO) ganhou melhorias estéticas e mecânicas para ficar ainda mais competitivo no disputado segmento de utilitários esportivos.

Em termos de design, as alterações ficaram limitadas ao para-choque e grade redesenhados. Os faróis passam a ser de xenônio, enquanto os bancos dianteiros ganharam ajuste elétrico. No quesito segurança, o Pajero Dakar HPE oferece oito airbags (dois frontais, dois laterais e quatro do tipo cortina), além de freios com ABS (anti-travamento), EBD e BAS (distribuidor e assistente eletrônicos de frenagem).

Pajero Dakar HPE 2014

Teste Carsale-Mauá
Consumo urbano
Consumo rodoviário
0 a 100 km/h
9,1 km/l13,6 km/l13.57 segundos

A principal novidade do Pajero Dakar 2014, entretanto, fica debaixo do capô: o motor de quatro cilindros de 3.2 litros turbodiesel entrega 180 cv de potência a 3.500 rpm e 38 kgfm de torque a 2 mil rpm – 10 cv a mais que o anterior. Já o câmbio automático de quatro marchas foi substituído por uma caixa de cinco velocidades com borboletas para trocas manuais atrás do volante.

Para enfrentar situações off-road, o modelo conta também com sistema de tração com quatro modos: 4×2 (tração traseira), 4×4, 4×4 com bloqueio do diferencial e 4×4 bloqueado com reduzida. Confira no vídeo o teste da versão topo de gama, a HPE a diesel (R$ 172.990).