%%wppa%% %%slide=315%%

A Audi iniciou, no último sábado (21), em seu museu na cidade alemã de Ingolstadt, a exposição “Ordem e Progresso – A DKW Vemag e o novo amanhecer do Brasil”. A mostra homenageia o País por meio de fotografias que mostram curiosidades sobre a Auto Union (antiga companhia alemã formada pelas marcas Audi, DKW, Horch e Wanderer) e os modelos da DKW fabricados por aqui entre 1958 e 1967. O evento vai até o dia 21 de setembro.

Entre as curiosidades da exposição estão imagens que mostram Pelé, aos 18 anos de idade, prestando o exame prático para tirar a carteira de habilitação a bordo de um DKW. A primeira vitória do bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi nas pistas, ao volante de um GT Malzoni, também foi recordada.

O GT Malzoni – esportivo criado pelo entusiasta Genaro “Rino” Malzoni nos anos 1960 – é um dos carros que estão expostos no evento. O modelo teve apenas 35 unidades produzidas.

Os modelos DKW começaram a ser montados no Brasil em 1958 com peças importadas da Alemanha. Mais tarde, a Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A.) passou a produzir, sob licença da marca alemã, os sedãs Belcar e Fissore, além da perua Vemaguet e o jipe Candango na fábrica do bairro do Ipiranga, em São Paulo.