%%wppa%% %%slide=307%%

O Audi RS Q3 já está à venda no Brasil por R$ 273.600. Primeiro modelo RS da família de SUVs da marca alemã, o modelo se destaca pelo desempenho esportivo: é capaz de acelerar até os 100 km/h em 5,5 segundos e atingir velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Toda essa performance é possível graças ao motor 2.5 litros e cinco cilindros, que gera 310 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. O propulsor é o mesmo que equipa os modelos TT RS e RS 3 Sportback, mas para ser utilizado no RS Q3 passou por modificações feitas pela quattro GmbH. O conjunto está ligado ao já conhecido câmbio S tronic de sete velocidades de dupla embreagem, que pode ser utilizado modos D e S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou pela alavanca seletora. O carro conta também com a função Launch Control (controle de largada), semelhante à usada na Fórmula 1, que proporciona arrancadas extremamente dinâmicas. Outro recursos presentes no RS Q3 são a tração integral permanente e suspensão 25 mm mais baixa do que a versão regular do Q3.

Em termos de visual o RS Q3 traz detalhes exclusivos como apliques na carroceria e nas barras laterais do teto em alumínio fosco, grade frontal com desenho tipo colmeia, pintada em preto de alto brilho, para-choques dianteiros RS e logotipo quattro na entrada de ar frontal. O grande spoiler de teto, o para-choque traseiro com difusor, as largas ponteiras elípticas do escapamento e a inscrição RS Q3 destacam a traseira do modelo. As rodas de liga leve têm 19 polegadas de diâmetro.

Com 1.730 kg e 4.410 mm de comprimento, a versão RS é 25 mm maior do que o Audi Q3. O compartimento de carga tem capacidade de 356 litros, mas pode ser ampliado para 1.261 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Destaque para o sistema de informação ao motorista específico da família RS, o Audi Parking System Plus, faróis xenon plus com luzes de condução diurna em LEDs e lanternas traseiras em LEDs que, quando não estão acesas, exibem uma tonalidade vermelho-escura e o sistema de navegação MMI Plus. A versão que chega ao Brasil traz ainda sistema de som surround Bose com 14 alto-falantes e 465 watts de potência de saída e conexão Bluetooth.