Dacia-Sandero_Stepway_ok

O mercado europeu registrou um crescimento de 4% nas vendas de veículos no último mês de maio. Este é o nono mês consecutivo de alta. O montante de veículos comercializados nos países da União Europeia e da Associação Europeia de Livre Comércio chegou a 1.13 milhão no quarto mês do ano, contra 1.09 milhão no mesmo período do ano passado. Até o momento, o acumulado do ano de 2014 já soma 5,62 milhões de unidades comercializadas — avanço de cerca de 7%.

Para algumas fabricantes como Renault, Opel e Skoda o cenário de alta no mercado europeu também reflete em um momento positivo na venda de veículos de suas marcas, enquanto que para Ford, Fiat e Hyundai a situação é completamente inversa.

No caso da Renault, as vendas crescerem 18% em maio, enquanto a Dacia, sua divisão de baixo custo, viu um salto de 24%, boa parte desse resultado graças à renovação do SUV Duster e do hatch Sandero. Os números também foram positivos para a Skoda, controlada pela Volkswagen, que alavancou seus resultados em 23%, ajudada pelo lançamento de uma nova versão do compacto Octavia, enquanto a Seat, também controlada pela alemã, subiu 22%. VW e Audi tiveram alta de 5%.

No caso das francesas, a Peugeot registrou avanço de 5%, principalmente graças ao bom desempenho do SUV compacto 2008 e do hatch 308, enquanto o volume da Citroën diminuiu em 3,5%. A Opel/Vauxhall, ajudada pelo bom desempenho do SUV compacto Mokka e do Corsa, comemora os 6% de crescimento. Já para o grupo General Motors a situação não é favorável, já que a submarca Chevrolet registrou no período uma retração de 7% nas vendas.