%%wppa%% %%slide=293%%MINI Cooper

A terceira geração do MINI Cooper já chegou ao Brasil em três versões. As novidades vão além do visual, a principal delas é seu motor tricilindrico para a versão de entrada. Para os fãs do carro inglês, a marca ainda promete mais novidades para o segundo semestre. O novo MINI One chega em novembro com motor 1.2 de 3 cilindros, que desenvolve 102 cv de potência e é o único que conta com transmissão mecânica de seis velocidades.

O modelo de entrada do Cooper sai por R$ 89.950 e conta com motor tricilíndrico 1.5 turbo movido à gasolina. Com essa motorização, o hatch gera 136 cv e e 22,4 kgfm de torque, além de atingir a velocidade máxima de 210 km/h. A segunda versão, o Cooper S possui motor 2.0 de quatro cilíndros, com 192 cv de potência, 28,55 kgfm de torque e velocidade máxima de 233 km/h, esta versão tem preço inicial de R$ 107.950 e com o navegador opcional chega a R$ 113.950. A versão mais cara do modelo, a Cooper S Top, sai por R$ 124.950, este modelo tem a mesma motorização da versão secundária, além de central multimídia com tela de 8,8 polegadas, ar-condicionado digital, sistema assistente de direção, entre outros itens exclusivos.

Quanto ao design, o novo MINI Cooper e Cooper S parecem não ter mudado tanto, mas a reestilização aumentou a carroceria. O carro aumentou o comprimento em 98 milímetros, a largura 44 milímetros e a altura 7 milímetros; a distância entre eixos também está maior (+ 28 milímetros), assim como a largura dos eixos (dianteira + 42 milímetros, traseira + 34 milímetros) em comparação com o modelo antecessor. O porta-malas também também ganhou mais espaço e agora comporta 211 litro de bagagem, 51 litros a mais que a versão anterior.

%%wppa%% %%slide=294%% MINI Cooper S

Os novos faróis Full LED, com anéis de iluminação diurna, indicadores de mudança de direção integrados e farol de neblina de LED também são novidades. Para completar o visual, os modelos estarão disponíveis em nove cores: Laranja Volcanic, Branco Pepper, Prata claro, Azul Deep, Preto Midnight, Vermelho Blazing, Iced Chocolate, Verde BRG, Cinza Moonwalk. O novo Cooper ainda sai de fábrica com controle dinâmico de estabilidade, controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial.

O Carsale acelerou o hatch em um test-drive em uma pista em Indaiatuba, no interior de São Paulo e constatou: dirigir um MINI ficou ainda mais divertido e confortável. O modelo se desenvolve bem e acelera com precisão, até nas curvas, com destaque para a rápida resposta do acelerador e para o ronco potente da versão S.

Com a carroceria maior, a cabine ficou mais espaçosa e ergonômica, facilitando a experiência esportiva chamada pela própria marca como “Go Kart feeling” que, segundo a marca, é a sensação de dirigir um kart.

O carro tem três modos de direção, onde através de um seletor na base da alavanca de câmbio é possível selecionar o comportamento. Além da configuração padrão, MID, que oferece o típico comportamento dos carros da marca, há os modos GREEN, que privilegia a economia de combustível e o modo SPORT, que torna a condução mais “agressiva”. Com destaque para a suspensão adaptativa, de série em todas as versões. Os amortecedores funcionam associados a esses modos de condução, tornando a condução mais macia ou rígida de acordo com a vontade do condutor. Pelo visto, vale de tudo para conquistar novos compradores brasileiros e garantir a cota dos 2.800 modelos esperados pela MINI em 2014.