ford-autonomo

O desenvolvimento de carros autônomos, que podem se locomover sozinhos, está em alta na industria automotiva. Fabricantes como a Mercedes-Benz e Volvo já apostam fortemente nesta tendência, sendo que a marca sueca, inclusive, já marcou data para a estreia de sua tecnologia, como mostra UOL Carros.

Nesse sentido, a novidade é que a Ford é uma das empresas apoiadoras da construção do Centro de Transformação da Mobilidade, um espaço para testes de veículos autônomos que está sendo erguido dentro da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Previsto para começar a funcionar ainda este ano, o local irá simular um ambiente urbano, com direito a pistas de concreto e asfalto, cruzamentos, rotatórias, sinais de trânsito, calçadas, postes e até obstáculos, como barreiras de construção.

A ideia final é criar um sistema comercialmente viável de veículos conectados e automatizados, capazes de se comunicar sem fio uns com os outros e com a infraestrutura viária para alertar sobre potenciais riscos de acidentes e aumentar a automação. Com isso, no futuro, os veículos poderiam também reduzir os congestionamentos, diminuindo também a poluição e o consumo de energia.

A expectativa para a demonstração do sistema operacional de carros autônomos é para 2021.