[wppa type=”slide” album=”185″][/wppa]

Lançado há 40 anos (mais precisamente no dia 30 de março de 1974) para substituir o Fusca no mercado europeu, o Volkswagen Golf tem recebido diversas homenagens para celebrar o seu sucesso pelo mundo – o modelo já teve mais de 30 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento.

A preparadora alemã ABT, especializada em modelos das marcas germânicas, relembrou da primeira versão customizada que fez do Golf: um exemplar fabricado em 1982 (um ano antes do lançamento da segunda geração).

O compacto recebeu um kit aerodinâmico, composto por spoiler frontal, saias laterais e para-lamas alargados, além de uma preparação no motor de 1.8 litro. A potência do propulsor foi elevadas dos originais 110 cv para 163 cv graças à adoção de um turbocompressor KKK, semelhante aos utilizados pela Audi no modelo Quattro.

De acordo com a ABT, o primeiro Golf “tunado” pela empresa acelerava de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Para efeito de comparação, o Golf GTi atual, equipado com motor 2.0 turbo de 220cv, cumpre a aceleração em cerca de 6,5 segundos.

Na época, as modificações custavam o equivalente a 7.700 euros (cerca de R$ 23.900).