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Lançado no mercado brasileiro em junho do ano passado para substituir o extinto C30 e enfrentar, no segmento de hatches premium, rivais de peso como os alemães Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A, o Volvo V40 estreou em outubro de 2013 com a versão esportiva R-Design e agora ganha mais uma variante: aCross Country T5 AWD.

Com apelo fora-de-estrada, a versão não ostenta apenas o visual aventureiro urbano para competir com os crossovers Audi Q3 e BMW X1 (os principais concorrentes citados pela própria Volvo na ocasião do lançamento). Além dos detalhes estéticos exclusivos, a configuração traz recursos que favorecem a condução do veículo em situações de baixa aderência e pisos irregulares, como encarar a estradinha de terra batida que leva até o sítio em dia de chuva.

Partindo de R$ 141.500, a Cross Country é a configuração mais cara da gama V40 e diferencia-se das versões T4 Dynamic (R$ 122.950) e T5 R-Design (R$ 138.500) pelo visual mais robusto, composto por para-choques com apliques plásticos que imitam alumínio, espelhos retrovisores na cor preta, rodas de liga leve de 18 polegadas com desenho exclusivo, rack de teto em alumínio com capacidade de carga de até 75 quilos, saias laterais e novo aerofólio traseiro.

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Do lado de dentro, as mudanças ficam limitadas pela barra metálica com a inscrição “Cross Country” posicionada acima da tampa do porta-luvas e pela maior possibilidade de combinação de cores do revestimento de couro dos bancos.

A principal novidade do V40 Cross Country fica mesmo por conta da suspensão quatro centímetros mais alta e do sistema de tração integral Haldex de quinta geração – que funciona por meio de embreagens no diferencial, acionadas por uma bomba elétrica. A tração é majoritariamente dianteira (95%), mas as rodas traseiras podem receber até 50% do torque do motor, dependendo das condições de baixa aderência do piso. A versão recebe ainda controle de frenagem em declives (HDC).

Sob o capô, o V40 Cross Country leva o bloco de cinco cilindros em linha de 2.0 litros e 20 válvulas a gasolina que, assim como a na versão T5 R-Design, entrega 210 cv de potência (30 cv a mais que na T4 Dynamic devido à calibração do turbocompressor) a 6 mil rpm e 30,5 kgfm de torque entre 2.700 e 5 mil rpm. A transmissão é automática de seis velocidades.

Hatch aventureiro a preço de SUV

Assim como as demais configurações do V40, a Cross Country traz uma extensa lista de equipamentos de série: freios com ABS (anti-travamento), sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista), controles de estabilidade e tração, teto panorâmico, assistente de partida em rampa, faróis de xenônio direcionais com lavadores e acendimento automático, ar-condicionado de duas zonas, sensor de chuva, controle de cruzeiro, direção com assistência elétrica, bancos e volante revestidos em couro, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, sistema de telemática e rastreamento Volvo On Call, entre outros.

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Embora tenha o apelo do título de carro mais seguro do mundo (devido os resultados nos testes de colisão do Euro NCAP), o V40 configurado na versão Cross Country pode atingir valores estratosféricos se receber os acessórios e os pacotes de equipamentos de segurança e tecnologia oferecidos pela Volvo.

Caso o comprador queira um carro dotado de assistente de estacionamento com sensores dianteiro e traseiro, câmera de ré, leitor de DVD e GPS (itens do pacote High Tech), terá de desembolsar mais R$ 10 mil. Se a escolha incluir airbag externo para pedestre, sensor de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego na transversal, detector de pedestres e ciclistas com frenagem automática, aviso de mudança involuntária de faixa e sistema de leitura de placas de sinalização (equipamentos de segurança do pacote Safety), o valor final aumenta em mais R$ 15 mil.

Além disso, o V40 Cross Country pode ser personalizado, nas concessionárias Volvo, com rodas de 19 polegadas e kit aerodinâmico (R$ 14.949), aerofólio traseiro (R$ 2.460) e sistema multimídia com acesso à internet por meio de conexões 3G ou 4G de celulares ou modem (R$ 7.640). Completaço, o hatch pode chegar a elevadíssimos R$ 191.549 – o irmão maior XC60, por exemplo, parte de R$ 154.950 na versão Dynamic T5.

Diferentemente do que acontece com modelos que recebem versões com apelo fora-de-estrada, o V40 Cross Country não ficou com aquele visual carregado que dá a impressão de o carro estar carregando mais plástico do que deveria. Os para-choques redesenhados, as barras no teto e a suspensão mais alta não tiraram a harmonia das linhas inspiradas (especialmente na traseira) nas do modelo P1800ES, fabricado pela marca sueca na década de 1970. Além de chamar bastante atenção nas ruas, o hatch mostra um desenho mais ousado e inspirado que os dos rivais alemães.

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Ao volante

Como as versões não-aventureiras, o V40 Cross Country manteve a dinâmica afinada e a boa dirigibilidade no asfalto apesar da suspensão elevada e dos pneus de perfil mais alto (225/45 ante 225/40 da variante esportiva). O motor de cinco cilindros turbinado proporciona boa disposição ao hatch tanto no trânsito urbano como em situações de ultrapassagens e retomadas em rodovias graças ao bom torque de 30,5 kgfm, disponível a partir das 2.700 rpm. Segundo a Volvo, o modelo de 1.634 quilos acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Confira na tabela abaixo os dados de consumo e aceleração aferidos pelo tradicional teste Carsale-Mauá.

Volvo V40 Cross Country

Teste Carsale-Mauá
 
Cidade
Estrada
0 a 100 km/h
Carsale-Mauá8,3 km/l13 km/l8,39 segundos
VolvoNão divulgadoNão divulgado7,2 segundos

Já o câmbio automático de seis velocidades, entretanto, parece limitar um pouco o desempenho do propulsor. O sistema executa as trocas de maneira suave, mas pode decepcionar o motorista que gosta de conduzir o veículo de maneira mais arrojada por não ter um funcionamento tão intuitivo quanto à caixa de oito marchas utilizada pela BMW ou a excelente transmissão automatizada S-Tronic de dupla embreagem e sete velocidades da Audi. O sistema fica devendo também as borboletas atrás do volante para as trocas manuais, que precisam ser feitas na própria alavanca.

Apesar de ser equipado com recursos que favoreçam a condução fora do asfalto, o V40 Cross Country demanda praticamente a mesma dose de cuidado que um automóvel sem apelo aventureiro necessita em vias sem pavimentação. A suspensão, com acerto mais firme e curso curto para favorecer a estabilidade do carro, sofre com as batidas ao passar por cascalho ou até mesmo em ruas de asfalto mais castigado.

O Volvo V40 Cross Country é um carro que se destaca, em sua categoria, pelo nível de segurança e por ser a única versão voltada a pessoas que curtem sair da cidade no final de semana para pisar na terra. No entanto, é difícil acreditar que alguém irá pagar mais de R$ 140 mil em um carro que dispõe de altura em relação ao solo e espaço interno inferiores que os de qualquer utilitário esportivo desta faixa de preço.

Ficha técnica

PreçoR$ 141.500
Motor2.0 20V Turbo
Cilindrada (cm³)1.984
Potência210 cv
Torque30,5 kgfm 2.700 - 5 mil rpm
TransmissãoAutomática de seis marchas
Freios dianteirosDisco ventilado
Freios traseirosDisco sólido
Suspensão dianteiraMcPherson
Suspensão traseiraIndependente
DireçãoElétrica
RodasLiga leve 18 polegadas
Pneus225/45 R18
Peso em ordem de marcha1.634 kg
Comprimento (metros)4,37
Largura (m)1,80
Altura (m)1,45
Distância entre-eixos (m)2,64
Porta-malas (litros)324
Tanque (litros)57
Ocupantes5

Agradecimento: Pousada dos Pescadores

Estrada Caminho do Mar, 6825, Km 36 – Riacho Grande, São Bernardo do Campo (SP)

(11) 4354-0535