%%wppa%% %%slide=140%%

Desde 1982, a Volkswagen apresenta (com intervalos em 1986, 1990 e 1998) uma série especial do Gol alusiva à Copa do Mundo, e em 2014 não será diferente: a montadora alemã é patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Aproveitando a realização do evento no Brasil, a fabricante estendeu a edição ao compacto Fox e ao sedã Voyage – com uma tiragem limitada a 20 mil carros (somando os três modelos), equipados com motorização de 1.0 ou 1.6 litro. A mais potente pode vir acoplada à transmissão automatizada I-Motion.

A série Seleção diferencia-se das configurações convencionais pelo pacote de itens de série um pouco mais generoso e, principalmente, por adereços estéticos exclusivos. Disponível no catálogo da Volkswagen desde novembro do ano passado, o Gol Seleção tem preço inicial de R$ 36.350 com motor 1.0, passando a R$ 41.320 com o propulsor 1.6. Se estiver equipado com o câmbio automatizado, o valor sobe para R$ 44.250, sem contar opcionais como ar-condicionado (R$ 3.010), por exemplo.

Uniforme

Por fora, o Gol Seleção exibe faixas laterais com o número 10 (ausente no Fox e Voyage, a numeração homenageia a mítica camisa imortalizada por diversos craques do esporte, segundo a Volks), grade frontal e retrovisores externos (com repetidores de seta integrados) pintados de preto brilhante, faróis com máscara negra, adesivos do escudo da CBF nos para-lamas dianteiros, além de aerofólio e um pequeno emblema verde e amarelo na tampa traseira. Do lado de dentro, chama a atenção o revestimento dos bancos com textura que remete aos gomos de uma bola de futebol.

GOLCOPA8

Por R$ 2.322 a mais, o modelo pode receber ainda o Pacote Brasil, que acrescenta a chamativa pintura na cor amarelo Solaris, faróis de neblina, as belas rodas de liga leve de 15 polegadas, calçadas em pneus 195/55 R15, e apliques em amarelo na coifa da alavanca de câmbio e nos difusores do ar-condicionado.

De série, o hatch já oferece airbags frontais, freios com ABS (anti-travamento) e EBD (distribuidor de frenagem), chave canivete, direção hidráulica, computador de bordo, pedaleiras esportivas, vidros, travas das quatro portas e retrovisores com comando elétrico, alarme, sistema de som com rádio AM/FM, CD player, MP3, conexões USB, auxiliar e Bluetooth. O carro avaliado pelo Carsale, uma unidade com motor 1.6, contava ainda com sensor de estacionamento (R$ 591) e volante multifuncional (R$ 299), totalizando elevados R$ 47.542.

Impressões

Apesar do visual chamativo, o Gol Seleção não mudou tecnicamente em relação às outras versões, embora a configuração Rallye já disponibilize a nova motorização EA211 1.6 de 16 válvulas. O hatch manteve a boa dirigibilidade e o comportamento dinâmico bem acertado. O motor EA111 VHT de 1.6 litro de 8 válvulas – entrega 104/101 cv de potência (etanol gasolina) e 15,6/15,4 kgfm de torque a 2.500 rpm – apresenta disposição tanto no trânsito urbano quanto na estrada graças ao ótimo câmbio manual de cinco marchas. Confira os dados de consumo aferidos pelo tradicional teste Carsale-Mauá na tabela abaixo.

Volkswagen Gol Seleção 1.6

Teste Carsale-Mauá
 
Cidade
Estrada
0 a 100 km/h
Etanol8,3 km/l12,4 km/l10,27 segundos
Gasolina10,8 km/l15,2 km/l11,31 segundos

A transmissão (uma referência no segmento) é bem escalonada e possui engates curtos e precisos. A posição de dirigir poderia ficar ainda melhor caso o carro testado estivesse equipado com coluna direção regulável. Já o volante multifuncional, embora seja prático para controlar as funções do rádio e do computador de bordo, tem diâmetro um tanto grande para quem aprecia uma tocada mais ousada.

A série Seleção pode ser encarada com uma boa jogada de marketing da Volkswagen para aumentar ainda mais as vendas de Gol, Fox e Voyage, já que o País voltará a sediar uma Copa do Mundo de futebol após 64 anos. A marca aproveita ainda a certa exclusividade que essa edição proporcionará a seus clientes por conta dos adereços visuais e, ainda por cima, a paixão que o brasileiro mantém pelo mais popular dos esportes. Entretanto, o preço cobrado por essa particularidade estética pode levar o consumidor considerar a compra de modelos de um segmento superior (como Ford New Fiesta, Citroën C3, Fiat Punto e Peugeot 208) mesmo que seja necessário pagar uma pequena diferença na hora de fechar o negócio.

Ficha técnica
PreçoR$ 41.320
MotorEA111 VHT 1.6 8V
Cilindrada (cm³)1.598
Potência (etanol/gasolina)104/101 cv
Torque (e/g)15,6/15,4 kgfm
Freios dianteirosDisco ventilado
Freios traseirosTambor
Suspensão dianteiraMcPherson
Suspensão traseiraEixo rígido
DireçãoHidráulica
RodasLiga leve 15 polegadas
Pneus195/55 R15
Peso em ordem de marcha944 kg
Comprimento (metros)3,89
Largura (m)1,89 (com espelhos)
Altura (m)1,46
Distância entre-eixos (m)2,46
Porta-malas (litros)285
Tanque (litros)55
Ocupantes5
Carga útil máxima440 kg