Lançado no Brasil em fevereiro, o Volkswagen up! já é figura conhecida no mercado europeu desde 2012. Chamado pela própria fabricante como o “sucessor do Fusca”, o modelo sofreu uma série de modificações para atender às necessidades do consumidor brasileiro.

Apesar da simplicidade de suas linhas, o up! mostra personalidade com o seu desenho retilíneo. Mas o carrinho impressiona mesmo é pela dirigibilidade bem acertada, pelos bons resultados nos testes de segurança e, principalmente, pelo baixo consumo de combustível do moderno motor de três cilindros (confira na tabela abaixo).

Volkswagen up!

Teste Carsale-Mauá
EtanolGasolina
Urbano9,3 km/l13,3 km/l
Rodoviário13,8 km/l17,4 km/l

Falando em motor, o up! leva sob o capô um propulsor todo em alumínio com comando variável de válvulas na admissão e sistema de partida a frio que elimina a necessidade do tanquinho auxiliar de gasolina. A unidade desenvolve 75 cv de potência com o combustível derivado de petróleo e 82 cv com etanol.

O up! oferece ainda, como itens opcionais, direção com assistência elétrica, central multimídia com tela sensível ao toque e porta-malas que pode ser dividido em dois compartimentos.

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais do compacto em 90 Segundos!