A Volkswagen promoveu, na última quarta-feira (26), o lançamento da linha 2015 de Gol, Voyage e Saveiro. Ainda sem preços definidos, os modelos receberem pequenas mudanças estéticas e novos itens de série. A principal novidade é o novo motor de quatro cilindros 1.6 de 16 válvulas MSI de 120 cv que estreia no Gol Rallye e Saveiro Cross.

[wppa type=”slide” album=”96″][/wppa]

Fox e Polo ficaram de fora da apresentação de lançamento, mostrando que a Volkswagen prepara algo novo para esses modelos. Outra novidade é a nomenclatura global (Trendline, Comfortline e Highline) que passa a ser usada também nesses veículos. O Voyage, por sua vez, ganhou a versão Evidence, posicionado acima da Highline.

O motor

Produzido na unidade fabril de São Carlos, no interior de São Paulo, o novo motor EA211 apresenta configuração de quatro cilindros de 1.6 litro e 16 válvulas, com sistema de partida a frio que dispensa a utilização do reservatório auxiliar para gasolina. A potência máxima do novo trem de força é de 120 cv a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol, e de 110 cv à mesma rotação, com gasolina. O torque máximo é de 16,8 kgfm com o combustível vegetal e 15,8 kgfm com o derivado de petróleo, ambos a 4.000 rpm.

[wppa type=”slide” album=”97″][/wppa]

Já o câmbio automatizado I-Motion, disponível no Gol Rallye 2015, a marca apresentou uma nova versão do software de gerenciamento, que realiza trocas mais suaves, com relações encurtadas e mais precisas. Segundo José Loureiro, gerente executivo de Desenvolvimento de Produto, “o novo sistema percebe e e reage mais rápido ao comportamento do motorista”.

Novos nomes

Seguindo a diretriz da Volkswagen, Gol e Voyage iniciam na versão Trendline, que ganhou direção hidráulica, três apoios de cabeça no banco traseiro, chave canivete e iluminação no porta-malas, além dos itens da versão 2014.

As versões intermediárias, Gol Comfortline e Voyage Comfortline trazem como opção o novo pacote de equipamentos “Fun”, com bancos e acabamento interno diferenciados, pedaleiras esportivas, adesivos externos alusivos ao kit e volante revestido de couro.

Já a configuração topo de linha Highline completa com ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros elétricos, detalhes laterais cromados, alarme Keyless, volante multifuncional revestido de couro, lanterna de neblina e sobretapetes.

A versão de entrada da Saveiro tem novo nome. Com cabine simples, a configuração Startline sai de fábrica equipada com antena de teto, preparação para som, travas das portas e vidros com acionamento manual e novo revestimento para os bancos.

[wppa type=”slide” album=”98″][/wppa]

A Saveiro intermediária segue a nomenclatura com o modelo Trendline, enquanto a topo de linha recebeu a denominação Cross e uma série de inovações tecnológicas.De série, a Cross vem ainda com controle eletrônico de estabilidade e tração, freios ABS off-road, além de auxílio de frenagem de emergência, assistente de subida e controle de velocidade.