Líder do mercado brasileiro (22,5% de participação), a Fiat é campeã nas duas modalidades de de vendas: frotistas (pessoas jurídicas) e no varejo (pessoas físicas). Os dados são da consultoria Jato Dynamics referentes aos emplacamentos acumulados neste ano até 23 de março.

Em 2013, no entanto, a vida da Fiat não foi tão fácil. A marca italiana foi a maior vendedora para frotistas, mas a General Motors foi a campeã no varejo.

Levando em consideração as vendas de todas as marcas somente no varejo e até o dia 23 deste mês (522.578 unidades), a Fiat é a que possui maior participação (19,1%). Em seguida, vêm General Motors (18,6%), Volkswagen (15,2%) e Ford (9,9%).

Nos doze meses de 2013, a liderança no varejo ficou com a GM (19,2%), enquanto a Fiat contentou-se com a segunda colocação (17,9%). VW (15,8%) e Ford (10,2%) vieram em seguida.

Nas vendas para frotistas em 2014 (acumulado de 159.544 unidades) a fabricante italiana abre ampla vantagem, abocanhando 34% desta modalidade — crescimento de 2.1 pontos percentuais em relação a 2013. Na sequencia aparecem VW (27,5%), GM (15,8%) e Ford (6,5%).

No ano passado, a Fiat foi líder nas vendas para frotistas (31,9%) e a VW, vice, esteve mais próxima da rival italiana (28,6%). A GM (16,2%), por sua vez, foi a terceira, e a Ford (6,9%) respondeu pelo menor volume do quarteto.