Você sabia que as pastilhas são responsáveis por cerca de 70% do poder de frenagem dos veículos? Por isso é extremamente importante ficar atento ao estado destes componentes.

Alguns veículos possuem dispositivos que podem indicar o nível de desgaste que as pastilhas já sofreram. Um deles é um sensor eletrônico que acende uma luz amarela de manutenção no painel quando a pastilha atinge o nível máximo de desgaste.

Um sistema de alerta mais comum é composto de um batente metálico. Quando a pastilha chega ao nível máximo de desgaste, o batente entra em contato com o disco de freio e produz um ruído, alertando que já está na hora de trocá-la.

Se o veículo não possuir esses dispositivos, é possível medir o nível de desgaste da espessura do material de atrito da pastilha — é importante que não seja inferior a 2 milímetros das partes plásticas. Se você preferir, leva o carro a uma oficina especializada para que seja feita a verificação.

Geralmente recomenda-se a checagem da espessura da pastilha a cada 5.000 quilômetros ou de acordo com o prazo estipulado pela fabricante do veículo. Vale destacar que o período de substituição pode variar dependo do modo de uso do freio.

Alguns sintomas de que há algum problema nos freios são: frenagem deficiente, trepidação e curso longo do pedal ou ruídos.

Evite problemas

  • Use sempre pastilhas originais;
  • Troque as pastilhas sempre por eixo, ou seja, o par de pastilhas dos dois lados. Isso evita desestabilização na hora de frenagem (geralmente o jogo de pastilhas é fornecido com quatro compomentes);
  • Verifique o empenamento, azulamento, existência de trincas e espessura mínima de desgaste dos discos, retificando ou substituindo, se necessário, para evitar trepidações no pedal de freio e melhor assentamento das pastilhas novas.

É importante lembrar que o perfeito assentamento das novas pastilhas acontece nos primeiros 500 quilômetros rodados em perímetro urbano. Freadas contínuas ou com carregamento excessivo causam superaquecimentos dos freios, comprometendo a frenagem do veículo.