v40ccabre

A Volvo apresentou na última quarta-feira (19) o V40 Cross Country, a versão aventureira do hatchback V40. Com equipamentos e motorização semelhantes aos da variante esportiva T5 R-Design (R$ 138.500), o modelo tem preço inicial de R$ 141.500 no mercado brasileiro – R$ 18.550 a mais que a configuração de entrada T4 Dynamic (R$ 122.950).

Além do visual incrementado por para-choques de aparência mais robusta, barras no teto, rodas de liga leve de 18 polegadas exclusivas e capas dos retrovisores na cor preta, o V40 Cross Country tenta justificar o valor mais alto por oferecer sistema de tração integral, suspensão 4 centímetros mais alta e o Hill Descent Control (HDC), recurso que, acionado por um botão no painel, atua nos freios automaticamente para controlar a velocidade do veículo em declives.

Debaixo do capô, o hatch é equipado com o bloco de cinco cilindros de 2.0 litros turbo a gasolina do T5 R-Design (confira aqui o vídeo da avaliação do modelo), que desenvolve 210 cv de potência e 30,6 kgfm de torque entre 2.700 e 5 mil rpm. A transmissão é automática de seis velocidades com opção de trocas manuais na alavanca. Segundo a Volvo, o conjunto leva o hatch da imobilidade aos 100 km/h em 7 segundos.

A lista de equipamentos de série do modelo conta com direção elétrica com três níveis de assistência, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista, sensor de estacionamento traseiro, sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do condutor), freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), controles de estabilidade e tração, sensores de chuva e luminosidade, teto panorâmico de vidro, entre outros itens.

O comprador do V40 Cross Country pode ainda personalizar o veículo com dois pacotes de equipamentos: Hi Tech (R$ 10 mil) e Safety (R$ 15 mil). O primeiro oferece assistente de estacionamento e central multimídia com GPS, câmera de ré e leitor de DVD. Já o último acrescenta itens de segurança, como airbag para pedestre, sensor de fadiga, monitoramento de ponto cego, aviso de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, além do City Safety, que detecta e freia o carro automaticamente caso identifique uma pessoa ou obstáculo à frente.

%%wppa%% %%slide=84%%

Impressões

Apesar do visual de apelo fora-de-estrada, o V40 Cross Country não ficou com aquela aparência exagerada devido o excesso de peças plásticas, comum nos aventureiros urbanos. Em comparação às demais versões, o hatch passa a impressão de ter ficado ligeiramente mais encorpado por conta da suspensão mais alta e dos para-choques redesenhados. Do lado de dentro, o modelo tem visual sóbrio, porém com acabamento e materiais de ótima qualidade.

No asfalto, o V40 aventureiro mostra boa agilidade pelo fato de o motor entregar quase todo o torque em rotações mais baixas. Em rodovias, o propulsor mostra disposição para realizar retomadas e ultrapassagens. Devido à adoção da tração integral, o carro transmite firmeza e segurança em curvas, apesar da suspensão mais alta. O sistema transmite 95% da força do motor às rodas dianteiras, mas pode transferir 50% do torque para o eixo traseiro caso detecte perda de aderência na frente.

Já na terra, o modelo não sofreu ao passar por trechos de cascalho e repleto de canaletas formadas pela água da chuva. No entanto, a suspensão de acerto mais rígido e as rodas de liga leve de 18 polegadas, calçadas em pneus 215/45 de uso convencional, transmitiram algumas pancadinhas mais secas ao interior do veículo. Nada muito diferente do que pode ser notado nas esburacadas ruas de São Paulo, por exemplo.

Mercado

De acordo com a Volvo, o V40 Cross Country terá como principais concorrentes os crossovers Audi Q3 e BMW X1. A justificativa da marca sueca pelo fato de o seu produto enfrentar rivais maiores é, além do visual off-road, a oferta maior de itens de série. “Embora o nosso carro seja menor, ele vem mais equipado que os concorrentes de sua faixa de preço”, disse André Basseto, gerente de Produto da Volvo. A meta da fabricante é vender acima de 300 unidades da versão em 2014.

Teste-drive a convite da Volvo.