RANGE_ROVER_EVOQUE_2014_abre

A Land Rover iniciou na última segunda-feira (17) as vendas da linha 2014 do utilitário esportivo Evoque. Lançado em 2011, o modelo chega às revendas da marca com uma inédita transmissão automática de nove marchas da empresa alemã ZF. O sistema foi desenvolvido para que o Evoque seja uma referência em sua categoria no que diz respeito a atender às exigentes normas ambientais (além de reduzir o consumo de combustível) adotadas pelos países da União Europeia.

Além do novo câmbio, o SUV da marca britânica traz ainda algumas novidades, como controle de cruzeiro adaptativo (controla automaticamente a distância em relação veículo à frente, atuando no acelerador ou freio), assistente de estacionamento para vagas paralelas ou perpendiculares, sistema Start/Stop e o Torque Vectoring, um recurso instalado no eixo traseiro que transfere mais torque à roda externa à curva para favorecer a estabilidade.

Em termos de visual e acabamento, o Evoque ganhou apenas novas rodas de liga leve, novas opções de acabamento interno, bancos com aquecimento e resfriamento, retrovisores redesenhados com repetidores de seta em LED, além de duas novas cores para a carroceria: azul Loire e marrom metálico Zanzibar.

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Sob o capô, o Evoque manteve o bloco de quatro cilindros de 2.0 litros turbo a gasolina, que entrega 240 cv de potência e 34,7 kgfm de torque a 1.750 rpm. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com o novo câmbio o modelo tem consumo médio de 7,9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. As marcas lhe garantiram nota A na comparação na categoria e D na comparação absoluta geral.

O Inmetro diz ainda que o resultado apresenta uma melhora de 19,7% no consumo urbano e de 29,1% no rodoviário em comparação ao Evoque dotado da antiga transmissão automática de seis marchas.

De acordo com a Land Rover, o Evoque representa 60% da participação da marca no Brasil. O modelo teve mais de 10 mil unidades comercializadas no País desde o seu lançamento, sendo que 6.607 exemplares foram vendidos em 2013. A meta da companhia é superar esse número neste ano.

Impressões

A Land Rover promoveu os testes do Evoque em percursos de estrada e num circuito fora-de-estrada construído dentro de um hotel fazenda em Itatiba (SP). No asfalto, o modelo mostra agilidade em arrancadas e ultrapassagens. A nova transmissão trabalha de maneira suave e as trocas são praticamente imperceptíveis. O sistema chega a reduzir duas marchas quando há a necessidade de aproveitar melhor a força do motor em retomadas. Rodando a 120 km/h, o propulsor “girava” a apenas 2 mil rpm.

Embora seja um utilitário esportivo, o Evoque mostra uma dinâmica impressionante em curvas. A carroceria praticamente não inclina, pois a suspensão realiza todo o trabalho de manter o veículo em sua trajetória – respeitando os limites do SUV, obviamente.

No fora-de-estrada, o caçula da família Range Rover não nega o DNA da marca. Apesar de ter uma vocação mais urbana, o Evoque encarou um obstáculo que simulava um alagamento de cerca de 50 cm, inclinação lateral, ladeiras íngremes e trecho de areia sem problemas graças ao Terrain Response, sistema que gerencia a tração, acelerador, motor e transmissão de acordo com a necessidade e o tipo de terreno.

Versões e preços

Pure Tech Pack – 5 portas:R$ 192 mil

Dynamic – 5 portas:R$ 227.200

Prestige – 5 portas:R$ 219.100

Prestige Tech Pack – 5 portas:271.900

Dynamic Tech Pack – 5 portas:R$ 277.900

Pure Tech Pack – 3 portas:R$ 195.800

Dynamic Tech Pack – 3 portas:R$ 281.700

Viagem a convite da Land Rover.