VW revela detalhes do Up! nacional; conheça o novo carro de entrada da marca no Brasil

Com o lançamento oficial no mercado nacional programado para os próximos dias 4 e 5 de fevereiro, em Gramado (RS), a versão brasileira do subcompacto Up! teve, enfim, os seus detalhes revelados pela Volkswagen. De acordo com a marca, o modelo fabricado em Taubaté (SP) chega para iniciar uma nova era da empresa no País por conta de sua concepção inédita, pensada para atender às necessidades do consumidor brasileiro.

O Up! será oferecido em seis versões de acabamento (confira os detalhes abaixo) – take Up!, move Up!, high Up!, black Up!, red Up! e white Up! – que terão os seus preços divulgados apenas no evento de lançamento.

Lançado na Europa em 2011 como um carro de vocação essencialmente urbana, o Up! teve de sofrer modificações para se tornar um veículo mais versátil para ser utilizado em praticamente qualquer situação. Segundo a Volkswagen, o modelo revolucionará o segmento de compactos de entrada por combinar uma qualidade de construção superior para a categoria com um conjunto mecânico moderno e eficiente em termos de desempenho e consumo de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes, além do design peculiar.

A Volkswagen acredita que, por ser capaz de atender às necessidades de uma família pequena com baixos custos de manutenção e consumo, o Up! tem tudo para se consolidar como o “Fusca do futuro” nos próximos anos.

Versões e principais equipamentos de série

take Up! (carro amarelo na foto acima): airbags frontais, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), luzes de frenagem de emergência, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, cintos de segurança traseiros de três pontos com retorno automático, banco traseiro rebatível com dois encostos de cabeça, ganchos de fixação de cadeirinhas infantis Isofix, alerta sonoro de faróis acesos, coluna central com aplique externo em preto brilhante, espelhos retrovisores com regulagem interna, limpador, desembaçador e lavador do vidro traseiro, rodas de aço de 13 polegadas com calotas, calçadas em pneus 165/80 R13, tampa do porta-malas com abertura elétrica, tomada 12V no console central.

move Up!: itens da take Up!, mais computador de bordo com 10 funções, detalhes internos do painel com acabamento “chrome effect”, maçanetas externas na cor do veículo, preparação para som com antena de teto, relógio digital, rodas de aço de 14 polegadas em pneus 175/70 R14, porta-malas com ajuste variável de espaço, entre outros itens.

high Up! (carro cinza):direção com assistência elétrica, alarme com comando remoto, alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético, espelhos externos com luzes indicadoras de direção, faróis com máscara negra, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/60 R15, vidros dianteiros e travas das portas com acionamento elétrico, volante com apliques em preto brilhante.

black Up!, red Up! e white Up! (imagem abaixo):disponíveis apenas nas cores branca, preta e vermelha, essas configurações contam com os equipamentos da high Up! com o acréscimo de ar-condicionado, bancos com revestimento exclusivo, chave canivete, rodas de liga leve aro 15 com desenho e cores exclusivas, sistema de som com AM/FM/CD/MP3/USB/AUX, conexão Bluetooth, quatro alto-falantes e dois tweeters, volante revestido em couro sintético, entre outros.

DNA brasileiro

A primeira característica que chama a atenção no Up! é o desenho simples, porém moderno. As linhas do carrinho foram criadas pelo designer brasileiro Marco Antonio Pavone, responsável também pelos traços da nova geração do Polo, Jetta e Passat vendido no mercado norte-americano. A Volkswagen destaca que “as linhas limpas do Up! estabelecem uma nova referência em design por se adaptarem a qualquer situação”.

Motor mais leve e eficiente

O Up! leva sob o capô o motor da nova família EA211, que estreou por aqui no ano passado com o Fox BlueMotion 1.0. O bloco de três cilindros confeccionado em alumínio possui comando variável de válvulas na admissão, duplo circuito de refrigeração, coletor de escape integrado ao cabeçote, cilindros com camisas em ferro fundido e válvulas acionadas por balancins roletados. Além disso, o propulsor é dotado do sistema e-flex, que elimina a necessidade do tanquinho de gasolina para a partida a frio. A Volkswagen afirma que esse é o primeiro motor do País nessa faixa de cilindrada a contar com essa tecnologia.

Menor e mais leve (ao menos 25 quilos) que o bloco de quatro cilindros, a unidade de força desenvolve 75 cv de potência com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.250 rpm. O torque máximo é de 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 (etanol) a 3 mil rpm. Mas 85% dessa força já está disponível a partir de 2 mil rpm.

Os dados de desempenho divulgados pela Volkswagen afirmam que o Up! acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos quando abastecido com gasolina e 12,4 segundos com o combustível vegetal. Já a velocidade máxima é de 163 e 165 km/h, respectivamente.

A transmissão é a já conhecida (e elogiada) MQ200, compartilhada com as linhas Gol e Fox, porém com as relações alongadas para favorecer o consumo de combustível.

O Up! mede 3,60 metros de comprimento (6,5 cm maior que o modelo europeu), 1,64 m de largura, 1,50 m de altura (2 cm mais alto que o irmão fabricado na Europa) e 2,42 m de distância entre-eixos. O peso total é de 910 quilos e o porta-malas tem capacidade de 285 litros.

Bons resultados em testes de segurança, consumo e reparo

Antes mesmo de começar a ser vendido, o Up! já chama a atenção pelo seu desempenho em testes que avaliam a segurança para os ocupantes, o consumo de combustível e o custo e tempo de reparo após uma colisão.

Na avaliação da Latin NCAP – entidade que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina – o Up! foi o primeiro compacto a obter cinco estrelas (nota máxima) no quesito proteção para adultos e quatro para proteção a crianças. O modelo lidera o ranking da entidade por ter tirado o melhor resultado combinado até então.

O carrinho também tirou nota máxima (A) no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro entre os veículos equipados com ar-condicionado e direção assistida. O Up! obteve as seguintes médias de consumo com gasolina no tanque: 13,2 km/l em percurso urbano e 14,3 km/l em trecho rodoviário. Abastecido com etanol, os resultados foram 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.

O Up! também foi o primeiro colocado na avaliação do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O modelo atingiu o índice mais alto entre todos os veículos participantes no ranking que avalia o custo e o tempo de reparo após uma colisão.

O Carsale participará do lançamento do Volkswagen Up! nos dias 4 e 5 de fevereiro, em Gramado (RS), e publicará os preços do modelo e as impressões ao dirigir na ocasião do evento.

[wppa type=”slide” album=”30″][/wppa]