A Fiat Strada é a primeira picape pequena com quatro lugares. E na linha 2014 ela passa a ter outro recurso inédito no segmento: três portas para as versões com cabine dupla.

O Carsale avaliou no teste 90 Segundos a versão Adventure, a mais completa da gama, oferecida a partir de R$ 54.360. Essa versão é equipada com o sistema de bloqueio de diferencial Locker, que ajuda na hora de encarar um leve off-road, e tem como item opcional o câmbio automatizado Dualogic de cinco velocidades. O motor é o mais potente da linha: o bloco 1.8 de 16 válvulas flex de 130/132 cavalos de potência com gasolina e etanol, respectivamente.

No teste Carsale-Mauá feito pela equipe de engenheiros do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), a picape obteve médias de consumo urbano de 6,8 e 11,2 km/l com etanol e gasolina, nessa ordem. Já o resultado na estrada foi de 13,1 e 16,1 km/l com etanol e gasolina. E para acelerar até os 100 km/h a Strada Adventure 1.8 levou 11,13 segundos, abastecida com etanol.

Vale destacar que a linha completa da Strada contempla as configurações Working (cabines simples, estendida e dupla) com motorização de 1.4 litro flex de 85/86 cv (g/e), Trekking (apenas cabine dupla) com o bloco 1.6 de 115/117 cv e Adventure (cabines estendida e dupla) com o motor 1.8 flex mencionado acima.

Outra novidade é que em qualquer versão a caçamba da Strada ficou oito centímetros mais alta e passa a ter volume de carga de 1.200 litros nas variantes cabine simples, 910 litros nas estendidas e 680 litros nas duplas.

O visual também recebeu leves retoques no para-choque dianteiro e na tampa traseira, enquanto a lateral foi modificada com uma linha de cintura mais alta devido o aumento do volume de carga da caçamba e vincos laterais que terminam nas novas lanternas.

Saiba tudo sobre esta novidade no vídeo 90 segundos abaixo!