Lançado no Brasil em junho, o V40 é a aposta da Volvo em um segmento dominado pelas alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz. O hatch da montadora sueca tem como principal atrativo uma série de equipamentos que lhe garantiram o título de carro mais seguro do mundo pelo instituto de segurança veicular Euro NCAP.

Repleto de sistema eletrônicos – como alertas de mudança de faixa, colisão e ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, câmera de leitura de placas de sinalização, entre outros – o V40 é o único automóvel do mundo a contar com airbag para pedestre. A bolsa infla entre a parte superior do capô e o para-brisas em caso de atropelamento.

O hatch fica ainda mais atraente ao receber o pacote esportivo R-Design, que acrescenta para-choques, rodas e detalhes estéticos exclusivos, além de mais 30 cv de potência no motor. O bloco de cinco cilindros de 2.0 litros turbo a gasolina passa a desenvolver 210 cv e 30 kgfm de torque, disponíveis entre 2.700 e 5 mil rpm. O câmbio é automático de seis velocidades, com trocas sequenciais na alavanca.

O Volvo V40 R-Design custa a partir de R$ 135.950.

Teste Carsale-Mauá

No tradicional teste Carsale-Mauá, realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) na pista da TRW em Limeira (SP), o modelo acelerou de 0 a 100 km/h em 7,62 segundos. De acordo com a Volvo, o hatch atinge a velocidade máxima de 230 km/h.

No quesito consumo, o V40 R-Design obteve as seguintes marcas: 7,6 km/l em trecho urbano e 14,5 km/l em percurso rodoviário.