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Lançar séries especiais é uma alternativa utilizada pelas montadoras para aumentar o interesse ou até mesmo ajudar a queimar o estoque de determinado modelo com o apelo de proporcionar alguma exclusividade, oferecendo um carro mais completo por um valor inferior ao que o consumidor pagaria para adquirir os mesmos equipamentos como opcionais.

Aproveitando a capacidade de adaptação do Uno a propostas estéticas, a Fiat lançou em março a série College. A configuração – que na verdade é um kit de personalização da versão Vivace 1.0 com carroceria de quatro portas (a partir de R$ 28.150) – combina um visual pensado para atrair o público jovem e um pacote vendido por R$ 5.751, composto por equipamentos como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico, faróis de neblina, conta-giros, econômetro e pré-disposição para rádio. Os airbags frontais e os freios com ABS (antitravamento) já fazem parte dos itens de série desde o lançamento da linha 2014 do compacto.

O diferencial da série College fica por conta dos adereços visuais, como barras no teto, volante com regulagem de altura revestido em couro, faróis com máscara negra, adesivos laterais, capas dos retrovisores e maçanetas vermelhas, rodas de 14 polegadas na cor branca, painéis de instrumentos e das portas com apliques em azul e vermelho, além de bolsas com formato de mochila nos encostos dos bancos dianteiros. A única cor disponível para a carroceria é a branco Banchisa. O Uno College acaba saindo por R$ 33.901.

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A motorização é a 1.0 de oito válvulas EVO, que desenvolve 73/75 cv de potência (gasolina/etanol) e 9,5/9,9 kgfm de torque a 3.850 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas.

Visual chamativo e vocação urbana

Rodar com o Uno College é, praticamente, pedir para ser o centro das atenções pelo fato de o modelo atrair olhares por onde passa. A motorista de outro Uno, inclusive, chegou a perguntar em que loja o repórter havia comprado as rodas brancas da unidade testada.

Do lado de dentro, a combinação das cores azul e vermelho pode impressionar os motoristas e passageiros mais tradicionais, acostumados com tonalidades e adereços mais sóbrios.

Como não sofreu modificações mecânicas, o modelo manteve o seu desempenho adequado para rodar em percurso urbano. Há alguns vacilos na hora de encarar ladeiras mais íngremes e em retomadas, porém nada além do previsível para um carro com motor 1.0. Com etanol no tanque, o compacto teve um consumo médio, rodando na cidade, de 9 km/l.

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No tradicional teste Carsale-Mauá, realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), o compacto obteve as seguintes marcas de consumo quando abastecido com etanol: 10,1 km/l em ciclo urbano e 14,2 km/l em trecho rodoviário. Com gasolina no tanque, os números foram de 12,3 km/l rodando na cidade e 18,3 km/l na estrada.

Já a aceleração de 0 a 100 km/h foi cumprida em 16,57 segundos com o combustível vegetal e em 17,01 segundos com o derivado de petróleo. A Fiat diz que o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 151 km/h (abastecido com etanol).

A suspensão do compacto filtra bem as irregularidades das ruas com asfalto mais castigado, mas demanda um pouco atenção em curvas mais rápidas devido o seu acerto mais macio para privilegiar o conforto. Em relação ao câmbio, bem que a Fiat poderia rever a precisão da alavanca de engates.

Partindo de R$ 33.901, o Uno College é uma alternativa a quem procura um compacto um pouco mais equipado e com um toque de exclusividade. Se fosse para comprar os opcionais separadamente, o consumidor pagaria mais de R$ 6 mil. Entretanto, o preço da série se aproxima dos valores pedidos pela versão aventureira Way (R$ 33.030) e Sporting (R$ 34.520), equipadas com a motorização de 1.4 litro de 88 cv (com etanol), porém menos equipadas.

Ficha Técnica

Uno College 1.0
Motor
1.0 8V
Cilindrada (Cm³)
999
Potência (Cv)
73/75 (gasolina/etanol)
Torque (Kgfm)
9,5/9,9 (gasolina/etanol)
Câmbio
Manual de cinco marchas
Comprimento (m)
3,77
Largura (m)
1,63
Altura (m)
1,48
Entre-Eixo (m)
2,37
Peso (Kg)
920
Porta-Mala (l)
280
Suspensão
Independente, do tipo McPherson no eixo dianteiro e semi-independente, com eixo de torção no traseiro
Freios
Discos na dianteira e tambor na traseira, com ABS e EBD
Tanque (l)
48
Preço (R$)
R$ 33.901
Taxa de Compressão
12,15:1
Velocidade Final (km/h)
151/153 (gasolina/etanol)
Aceleração 0 a 100 Km/h (s)
14,7/13,8 (gasolina/etanol)
Rodas
Hidráulica
Direção
Liga leve de 14 polegadas
Capacidade de Carga (kg)
400
Tração
Dianteira