Novo Range Rover Sport: mais moderno e feroz

Após quatro meses do lançamento mundial, a Land Rover traz ao Brasil o novo Range Rover Sport, o SUV mais luxuoso da marca. Além de ser o topo de linha da fabricante, ele é também o modelo que oferece o melhor desempenho.

Disponível com preços entre R$ 377.500 e R$ 539.900, as cinco configurações mesclam três diferentes motores, sendo dois a gasolina e um a diesel (confira a lista completa de versões e preços abaixo). Todas são equipadas com a transmissão automática de oito marchas, com borboletas atrás do volante.

E por falar em propulsor, as opções variam entre o 3.0 SDV6 a diesel de 292 cv de potência, o 3.0 V6 Supercharged de 340 cv (este, até então inédito no Brasil) e o 5.0 V8 Supercharged de 510 cv.

O fato é que, ao adquirir um novo Range Rover Sport, os consumidores podem ter certeza de que estão levando para a casa um carro capaz de enfrentar os mais extremos desafios off-road e oferecer um desempenho de esportivo na estrada. Ou seja, o que a Land Rover tem de melhor.

Além de ganhar novo visual, o modelo passou por muitos aprimoramentos. Uma das mudanças mais significativas foi a dieta que reduziu em 420 kg o peso (dependendo da versão) do utilitário, graças a utilização de uma nova plataforma em alumínio, a mesma do Range Rover Vogue. Com isso, foi possível diminuir também o consumo de combustível em até 24% e as emissões de CO2, segundo a fabricante britânica.

A suspensão também passou por atualizações e agora conta com peso reduzido. É totalmente independente e pode ser elevada. Batizado de Adaptive Dynamics, o sistema monitora o piso cerca de 500 vezes por segundo e, trabalhando em conjunto com um controle pneumático de altura da suspensão ajustado automaticamente, garante estabilidade mesmo em situações de alta velocidade. Para um carro que pesa cerca de 2.115 a 2310 kg e mede 4,85 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,78 de altura, a sua dirigibilidade é impressionante.

No vídeo abaixo, feito durante o teste-drive em uma pista off-road, é possível verificar como o Sport é estável. No teste de slalom, mesmo fazendo curvas fortes a carroceria não oscila, deixando todo esse trabalho por conta do conjunto de suspensão.

Vale destacar ainda que 75% das peças do Sport são exclusivas. Outro destaque é que a partir de agora ele é capaz de atravessar um trecho alagado de até 85 cm de altura.

A já conhecida tecnologia Terrain Response, que permite mudar as configurações do veículo para se adaptar a diversos tipos de terreno (tudo isso por meio de um botão giratório no console central) recebeu melhorias. Na versão atualizada é possível deixar o equipamento no modo automático para que o próprio veículo escolha a opção mais indicado para a ocasião. Também é novidade poder engatar a reduzida com o carro em movimento, em velocidades de até 60 km/h.

Veja como todos esses sistemas e melhorias atuam para que o Range Rover Sport possa enfrentar diversos tipos de desafios, como os registrados no vídeo abaixo.

E como não poderia deixar de ser, o Sport traz uma lista recheada de equipamentos de segurança, incluindo oito airbags, freios com antitravamento (ABS), distribuidor eletrônico de frenagem (EBD), sistema de auxílio em rampas (HDC). Dentre os itens de conforto, o destaque vai para o sistema de som com 23 alto-falantes e 1.700 W, central multimídia no painel central e DVDs para os passageiros do banco de trás, com fones de ouvido individuais.

Confira abaixo preços e versões da linha 2014 do Range Rover Sport.

RangeRover Sport 3.0 SDV6 SE (292 cv): R$ 377.500
RangeRover Sport 3.0 SDV6 HSE (292 cv): R$ 405.500
RangeRover Sport 3.0 S/C HSE (340): R$ 393.500
RangeRover Sport V8 5.0 S/C HSE Dynamic (510 cv): R$ 496.500
RangeRover Sport V8 5.0 S/C HSE Autobiography (510 cv): R$ 530.900
RangeRover Sport V8 5.0 S/C Autobiography Dynamic (510 cv): R$ 539.900

[wppa type=”slide” album=”39″][/wppa]