Volvo traz ao Brasil a família R-Design 2014

A Volvo apresenta no Brasil a apimentada linha R-Design 2014. A família é composta pelo sedã S60, perua V60 e crossover XC60. O trio passou por algumas mudanças no visual e continua se destacando pela cara de poucos amigos. E o hatch V40, lançado na versão civil em junho deste ano (veja as impressões aqui), também ganhou uma configuração R-Design.

Entre os principais destaques visuais da linha esportiva está o para-choque com desenho mais agressivo, difusor de ar na traseira, escapamento com ponteiras cromadas e rodas com design exclusivo e em diferentes tamanhos (18, 19 ou 20 polegadas, dependendo do modelo e da versão). Além disso, os modelos são 15 mm mais baixos que as versões tradicionais e contam com suspensão com ajustes feitos para garantir mais esportividade.

Internamente todos os integrantes da família são equipados com bancos esportivos (reforçados nas laterais), volante específico da versão, além de alguns acabamentos e pedaleiras em alumínio.

Dentre os itens de segurança disponíveis, vale destacar o piloto automático adaptativo, detector de pedestres e ciclistas e alerta de mudança de faixa. Há ainda faróis de xênon adaptativos.

Quem curte tecnologia pode se divertir com o sistema Sensus Connected Touch. Oferecida por R$ 7.190, a tecnologia permite o acesso à internet (por meio de um modem 3G/4G ou celular), possui navegação 3D, informações atualizadas sobre o trânsito, entre outras funções.

Confira abaixo as versões disponíveis no Brasil e seus preços.

XC60 2.0 T5 Dynamic: R$ 159.950
XC60 2.0 T5 R-Design: R$ 189.950
XC60 T6 Top: R$ 224.950
XC60 T6 R-Design: R$ 249.950
S60 T5 R-Design: R$154.950
S60 T6 R-Design: R$ 205.950
V60 T5 R-Design: R$ 159.950
V60 T6 R-Design: R$ 209.950
V40 T5 R-Design: R$ 138.950

Intensidade da fúria: T5 e T6

O nível de esportividade da linha R-Design é medido pelas siglas T5 e T6. Todas as versões T5 são equipadas com um motor 2.0 litros de quatro cilindros com turbo e injeção direta, capaz de entregar 240 cv. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis velocidades.

No caso das configurações T6, o bloco é o 3.0 litros turbo de seis cilindros com injeção direta, que despeja 304 cv. A tração é integral e o câmbio é automático de seis velocidades.

Da Bélgica para o Brasil

Todos os modelos da Volvo que desembarcam no Brasil são feitos na Bélgica – a montadora também possui uma fábrica na Suécia e estuda construir oura na China. Segundo o presidente da Volvo do Brasil, Paulo Solti, devido ao sistema de cotas, para o ano de 2014 a fabricante tem um limite de importação de 3.000 veículos. Deste total, cerca de 2.000 unidades estão reservadas para o crossover XC60, 300 para a dupla S60 e V60 e 700 para o hatch V40.

[wppa type=”slide” album=”40″][/wppa]