De acordo com executivo da montadora, modelo brigará pelas primeiras posições entre os sedãs médios; hatchback será lançado posteriormente

Com o primeiro motor com injeção direta flex do mundo, novo Ford Focus estreará no Brasil em outubro

A Ford apresentou ontem (28), em São Paulo, a terceira geração do Focus, equipada com o primeiro motor do mundo dotado de injeção direta de combustível capaz de funcionar com etanol. O bloco Duratec Direct Flex estreará na configuração sedã do médio, que será lançada no final de setembro e começará a ser vendida no mercado brasileiro apenas em outubro.

O propulsor fabricado no México, cujo cabeçote, bloco e cárter são fabricados em alumínio, conta com duplo comando variável de válvulas e desenvolve 175/178 cavalos de potência (gasolina/etanol) a 6.500 rpm e entrega 21,5/22,5 kgfm de torque a 4.500 rpm. Por conta de uma reprogramação no software da injeção de combustível, a unidade de força dispensa o tanquinho de gasolina para o sistema de partida a frio.

Os dados de consumo divulgados pela Ford são baseados no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro e informa o seguinte desempenho: com etanol, as marcas do Focus ficaram em 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Abastecido com gasolina, os números são 9,6 km/l em trecho urbano e 12,6 km/l em percurso rodoviário.

A Ford não divulgou demais detalhes técnicos e preços do carro, mas a versão topo de gama Titanium sairá de fábrica com transmissão automatizada de dupla embreagem e seis velocidades Powershift, seis airbags, controles de tração e estabilidade, faróis bi-xenônio, sistema de navegação Sync, freios com ABS e EBD, sistemas de monitoramento da pressão dos pneus e auxiliar de estacionamento, luzes diurnas de LED, entre outros itens.

Hatchback

De acordo com a Ford, o a configuração hatch (imagem abaixo) será lançada pouco depois do sedã por ter uma estratégia de marketing própria. No entanto, a marca diz que o desenho do três-volumes será um apelo para atrair os clientes de hatchbacks que necessitem de um carro com maior espaço para bagagens. De acordo com Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da montadora, “o Focus sedã brigará pelas primeiras posições do segmento, mesmo sabendo da força que Honda Civic e Toyota Corolla têm no mercado”.

O novo Ford Focus poderá ser visto de perto no evento Focus Pop-Up, que será realizado no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera (Portão 3) de hoje (29) a domingo (1º de setembro), das 12h às 22h (quinta e sexta); 10h às 22h (sábado) e 10h às 19h (domingo). No local haverá projeções em 4D do motor Direct Flex, exibição de filmes com modelos da Ford, exposição de fotos e simulador de baliza. A entrada é gratuita.

[wppa type=”slide” album=”11583″][/wppa]