Considerado o carro mais seguro do mundo, Volvo V40 chega ao Brasil partindo de R$ 115.950; modelo equipado com todos os itens opcionais passa dos R$ 150 mil

Volta rápida: Volvo V40 esbanja segurança

O Volvo V40 é o novo integrante do time dos hatches premium disponível no País. À venda por iniciais R$ 115.950, o modelo sueco chega para tentar atrair brasileros que também se interessam pelo descolado trio de rivais composto por Mercedes-Benz Classe A, Audi A3 e BMW Série 1.

Para fazer o consumidor deixar de lado os tradicionais alemães e optar pelo novato a Volvo aposta na divulgação do título que o V40 recebeu do instituto de segurança veicular EURO NCAP, o de carro mais seguro do mundo. Recheado de controles eletrônicos que atuam sozinhos para aumentar a segurança, o hatch nórdico é o primeiro veículo a oferecer airbag para pedestres.

Equipado com todos os pacotes de opcionais disponíveis o preço ultrapassa a barreira dos R$ 150 mil. É uma diferença significativa de valor em relação aos modelos de entrada dos três concorrentes. Porém, a estratégia da Volvo foi pensada para ser diferente mesmo. A começar por escolher trazê-lo em versão única.

Enquanto os rivais oferecem diversas configurações de motorização e acabamento, o V40 desembarca no Brasil somente com uma combinação. A Volvo optou por trazê-lo equipado com o bloco turbo 2.0 litros de 180 cavalos, câmbio automático de seis velocidades e três pacotes de equipamentos (Sport, High Tech e Safety).

O Carsale participou de um test-drive de mais de 200 quilômetros a bordo do V40 dotado de todos os itens opcionais, ou seja, o mais equipadão possível, e que deve responder por cerca de 5% do mix de vendas no Brasil.

Durante o percurso que se iniciou em Vitória (Espírito Santo) foi possível descobrir atributos do modelo e testar suas tecnologias voltadas à segurança. As primeiras aceleradas já demostraram que trazer o bloco intermediário de 180 cv foi uma boa escolha — na Europa a gama de motores varia de 115 até 254 cavalos. Basta pressionar de leve o acelerador para sentir a força do propulsor que entrega 30,6 kgfm de torque. Se afundar o pé, ele responde com um ronco agradável e o ponteiro do velocímetro sobe rapidamente. Segundo a Volvo, o V40 é capaz de chegar aos 100 km/h em 8,7 segundos. Já a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.

A transmissão de seis marchas, chamada pela marca de Geartronic, possui boas relações. E se você é daqueles que gosta de se divertir fazendo as trocas de forma manual, principalmente em estradas sinuosas como encontramos no nosso percurso, saiba que é possível fazer isso utilizando o modo sequencial da alavanca. Mas quem for procurar as borboletas atrás do volante irá se decepcionar, já que elas não existem no V40.

Voltando a falar de curvas, foi em várias delas que percebemos como a suspensão do sueco é bem acertada. Mesmo entrando de maneira mais agressiva o conjunto é capaz de evitar que a carroceria seja abalada. Momento de surpresa foi quando percorremos uma estrada em obras com piso de terra e cheia de irregularidades e, surpreendentemente, não fomos incomodados com batidas secas da suspensão, algo notável para um modelo com caraterísticas esportivas e equipado com rodas de 18 polegadas – inclusas no pacote Sport.

Como o percurso do test-drive foi longo aproveitamos para testar a maioria dos dispositivos de segurança do carro, entre eles o alerta de mudança de faixa, que tenta evitar que o motorista distraído ou sonolento saia da pista, disparando um alerta sonoro. Interessante também é Road Sign Information, que consegue ler as placas da estrada e indica no painel de instrumentos a velocidade máxima permitida.

Já o piloto automático adaptativo foi o que mais surpreendeu, pois além de manter uma velocidade estipulada pelo motorista, como já fazem os sistemas convencionais, esta tecnologia é capaz de reduzir a velocidade automaticamente quando o carro da frente freia e, inclusive, voltar a acelerar sozinho quando o veículo à frente pisa mais fundo novamente. Se o carro da frente parar totalmente, o V40 fará o mesmo.

Ainda bem que não foi preciso experimentar o City Safety,  sistema que freia automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente ou quando está dirigindo muito depressa em direção a um objeto parado. Outros itens que também escaparam do teste foram o airbag para pedestres e o detector de pedrestres, que freia o veículo em velocidades até 35 km/h caso haja risco de impacto.

Se você curte tecnologia vai gostar do painel de instrumentos totalmente digital. Um dos destaques desse conjunto é que ele possibilita colocar em destaque três tipos de informações, utilizando modos de visualização intuitivos: o Eco, que prioriza os dados de consumo, o Elegance, que reforça o refinamento do modelo, e o Performance, que ressalta o  conta-giros.

Durante o test-drive o consumo médio registrado no computador de bordo foi de 4,6 km/l, o que indica que o proprietário do V40 poderá ter que fazer visitas frequentes ao posto de gasolina.

Inicialmente a fabricante sueca aposta em um volume de vendas modesto no Brasil, chegando a 700 unidades comercializadas durante o próximo semestre. “O V40 é para aquele cliente que conhece a marca e faz questão de ter um Volvo na garagem”, afirmou o presidente da Volvo Cars para o Brasil e América Latina, Paulo Solti ao ressaltar que os consumidores da Volvo conhecem bem o produto e dão valor aos seus diferenciais tecnológicos.

Confira abaixo os preços dos três pacotes opcionais e os itens inclusos em cada um deles.

Sport – R$ 12 mil

Traz teto solar panorâmico, faróis de xenon adaptativos e rodas de liga leve de 18 polegadas.

High Tech – R$ 10 mil

Conta com sistema de navegação GPS integrado ao painel, câmera traseira de estacionamento, Park Assist (tecnologia de assistência em manobras) e leitor de DVD.

Safety – R$ 15 mil

Possui sistema BLIS (detecção de ponto cego), piloto automático adaptativo, detecção de pedestres, leitura de placas de sinalização, de assistente de mudança de faixa, de alerta de tráfego lateral e airbag externo para pedestres.

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