Ford coloca versões de entrada e intermediárias do hatch para brigar com modelos antes vistos como rivais de categorias inferiores para tomar a liderança entre os compactos

Liderança acima de 1.0 litro é o alvo do New Fiesta

Lançado oficialmente no último domingo (21), o principal personagem da renovação da linha Ford mostra que chega não só para alavancar a imagem e as vendas da montadora no País. Agora posicionado para atuar em faixas de preços inferiores, o New Fiesta fabricado em São Bernardo do Campo (SP) chega ao mercado com a missão de conquistar a liderança entre os compactos com motorização acima de 1.0 litro. Dotado de um bom pacote de equipamentos desde a versão de entrada S 1.5 (R$ 38.990) e um conjunto mecânico moderno, o hatch tem atributos capazes de influenciar na escolha do consumidor e até mesmo mudar as estratégias da concorrência.

Depois de fazer um rápido teste-drive de cerca de 40 quilômetros com a versão topo de linha, a Titanium 1.6 16V com câmbio automático (R$ 54.990), o Carsale rodou por 35 quilômetros com a variante SE com motor de 1.5 litro, cujo preço inicial é de R$ 42.490. Nessa configuração, o hatch sai de fábrica com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, airbags frontais, freios com sistema anti-travamento (ABS) e distribuidor de frenagem (EBD), vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos, sistema de áudio com rádio AM/FM, Bluetooth e conexões USB e auxiliar, alarme volumétrico, rodas de liga leve de 15 polegadas e faróis de neblina.

O propulsor 1.5 de 16 válvulas – fabricado em alumínio e equipado com comando duplo (variável apenas no 1.6) – entrega 107/111 cavalos de potência (gasolina/etanol) e torque máximo de 14,8/15 kgfm (g/e) a 4.250 rpm. A unidade de força tem desempenho semelhante ao do antigo Rocam de 1.6 litro e, mesmo com o ar-condicionado ligado e quatro ocupantes, mostrou esperteza e suavidade girando acima dos 3 mil rpm. A dirigibilidade ainda é favorecida pela direção de respostas rápidas e precisas e pelo câmbio manual de cinco marchas, bem escalonado e com uma alavanca de engates curtos.

O New Fiesta compensa o acabamento um tanto simples com aprimoramentos técnicos – motor todo em alumínio com recursos que favorecem a eficiência e o consumo, além de equipamentos presentes nas versões mais caras, como câmbio automático de dupla embreagem, assistente de partida em rampa e controles de estabilidade e tração – e uma boa oferta de itens de série desde a configuração mais barata. Esse conjunto de qualidades pode fazer a diferença diante dos adversários na trajetória da Ford rumo à liderança da categoria.

O hatch tem três anos de garantia e a Ford ainda oferece seguro com cobertura total pela Mapfre por R$ 1.855, sem consulta de perfil de condutor (base São Paulo). O valor é para todas as versões.

Viagem a convite da Ford.

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