Compacto nacional da montadora coreana quer conquistar o principal segmento do mercado brasileiro; para isso oferece produto com bom pacote de itens de série e 5 anos de garantia

Contra o VW Gol, HB20 chega por R$ 31.995

A Hyundai Motor Brasil (que se registre, algo diferente da importadora Hyundai Caoa) apresentou nesta quarta-feira (12) o HB20, seu primeiro compacto 100% produzido no Brasil. O modelo chegará às lojas a partir da semana que vem com preço inicial de R$ 31.995 e 5 anos de garantia.

Este valor corresponde à versão de entrada Comfort com motor 1.0 (a divulgação das demais opções, assim como outras informações e o test-drive do modelo serão divulgadas nesta quinta-feira e logo em seguida estarão disponíveis aqui no Carsale). Assim como o preço, agora se sabe também que esta versão citada acima terá como itens de série o ar-condicionado, airbag duplo, computador de bordo, ajuste manual do banco do motorista, direção hidráulica e faróis com máscara negra.

Fortes apelos

Desde o inicio, quando a intenção da Hyundai de instalar uma fábrica no Brasil e produzir um modelo compacto competitivo, há um mistério que ronda o HB20. Aos poucos as perguntas foram respondidas e o produto coreano se “pré-consolidando” como um grande futuro concorrente para os tradicionais Volkswagen Gol, Fiat Uno e Chevrolet Celta.

Assim com o design moderno e a promessa de uma lista de equipamentos interessantes, a Hyundai pode se consolidar como uma das principais montadoras do Brasil – atualmente a coreana é a quinta maior do mundo, na frente da Ford, por exemplo. Sendo assim, durante a apresentação do HB20 não faltou otimismo e discurso empolgados por parte dos executivos da empresa. O presidente da Hyundai Motor Brasil, Chang Kyun Han, chegou a afirmar que o objetivo é se tornar “a marca mais amada pelos brasileiros”.

Design, geração e motores

Um das grandes questões aguardadas pela imprensa especializada brasileira era como seria o desenho final do HB20. De acordo com a montadora, o modelo foi desenvolvido exclusivamente para Brasil, tanto é que diversas instituições, como Universidades, centros de pesquisas e institutos de marketing, contribuíram para se chegar ao resultado final.

As linhas são semelhantes aos modelos da Hyundai já conhecidos dos brasileiros. Segundo o presidente Han, trata-se de uma nova geração do i20, compacto desenvolvido para o mercado europeu.

Além da versão 1.0 já confirmada, o HB20 também será oferecido com motor 1.6. O primeiro propulsor é um 12 válvulas, bicombustível de 80 cavalos de potência, acoplado à transmissão manual de cinco velocidades. Já o segundo é 16V de 128 cv e pode ter tanto o câmbio manual, quanto o automático de quatro marchas.

Como falado acima, a reportagem participa de um test-drive e da coletiva de imprensa oficial do modelo nesta quinta-feira (13) e logo em seguida atualiza as informações sobre o Hyundai HB 20.

O jornalista viajou a convite da Hyundai.