Nova geração do hatch médio terá desenho mais arrojado e itens sofisticados

Veja detalhes do novo i30 que chega em 2012

Carsale – A nova geração do Hyundai i30 foi uma das principais atrações do Salão de Frankfurt (Alemanha), entre os dias 15 e 25 de setembro.  Depois da euforia da apresentação durante a coletiva de imprensa, chega a hora de mostrar o carro em detalhes. Fabricado, projetado e montado na Europa, mais exatamente na República Tcheca, o novo i30 é declaradamente um hatch médio feito para incomodar os tradicionais rivais europeus. Foi desenhado com a nova identidade visual da marca adotada a partir do utilitário esportivo ix35 e criada pela equipe chefiada por Thomas Bürkle, chefe do departamento de design da marca coreana.

No mercado europeu, o novo i30 começará a ser vendido no início de 2012. E no mercado brasileiro, onde é líder de vendas do segmento, cerca de seis meses depois.  Independente do ângulo em que for observado, o novo hatch coreano mostra linhas bem diferentes da geração atual. Assim como os novos Sonata e Elantra, o i30 vem com estilo arrojado, que inclui expressivos faróis  equipados com filetes de led. Ocupam boa área dos para-lamas e contam com lavadores de alta pressão embutidos no para-choque. Veja abaixo galeria de fotos.

As largas aberturas de ar dianteiras e os faróis auxiliares ajudam a transmitir um certo ar esportivo ao carro, bem como a alta linha de cintura, o para-brisa inclinado e o grande vinco lateral que começa nas portas dianteiras e vai até a ponta do para-choque traseiro, beirando os contornos das lanternas. No logo da Hyundai instalado na tampa do porta-malas, uma surpresa, cuja ideia veio do concorrente alemão, o Golf: ao engatar a marcha à ré, o logotipo se move, deixando aparente uma microcâmera que ajuda nas manobras de estacionamento.

No interior, a semelhança com os irmãos maiores Sonata e Elantra é evidente. Além do volante multifuncional, o novo i30 vem com tela de 7 polegadas no centro do painel  para o sistema de navegação por satélite (GPS) e mostradores individuais com  desenho esportivo, além de mostrador de alta resolução do tipo TFT, o que confere um efeito 3D nas informações exibidas. Em relação à geração atual, outras diferenças ficam por conta do ar-condicionado digital com regulagem individual para motorista e passageiro, teto-solar panorâmico e seis air bags de série em todas as versões, sendo o de joelho opcional.

Como se trata de um carro totalmente diferente do i30 atual, o novo hatch coreano vem com conjunto mecânico renovado e uma  série de recursos tecnológicos inéditos no modelo. Um deles é o sistema de direção “flex steer”, que pode ser regulado de três maneiras: normal, confortável e esportivo, de acordo com o gosto do freguês. Além disso, o carro vem com seis opções de motor, metade a gasolina e o restante a diesel. Entre os motores a gasolina, há o 1.4 de 100 cavalos e o 1.6 com dois níveis de potência: 120 e 135 cavalos, todas com injeção direta.  No caso da mais potente, o torque máximo é de 16,7 kgfm, força que pode ser transmitida com ajuda de uma caixa manual ou automática, sempre de seis marchas.

Ainda como parte da nova estrutura, o hatch coreano vem com alguns itens voltados à economia de combustível, como o sistema Stop&Go (desliga o motor quando o carro estiver perado, tornando a ligá-lo automaticamente quando o acelerador for pressionado), os pneus de baixo atrito e o alternador de funciona sob demanda, evitando desperdício de esforço. E para garantir bom nível de segurança em movimento, há controle eletrônico de estabilidade (ESP)freio de estacionamento elétrico e ABS de série. Além disso, na comparação com o i30 atual, o novo modelo é mais comprido e largo (4,30 metros de comprimento por 1,78 de largura), mas um pouco mais baixo (1,47 metro de altura). O porta-malas é 10% maior, podendo levar até 378 litros de bagagem. Assim como na Europa, o novo i30 também terá que enfrentar no Brasil a sétima geração do Golf, que virá do México, a partir de 2013. Será uma briga e tanto.

[wppa type=”slide” album=”8625″][/wppa]