Menor dos Range Rover, enfim, estreia sua versão de quatro portas

Land Rover Evoque

Ao pé da letra, um cupê de quatro portas já é algo fora do padrão. Tanto que os entusiastas de carros, em geral, são absolutamente contra o formato e dizem se tratar de uma bizarrice, uma negação para os cupês – que tem, tradicionalmente, apenas duas portas. Mas e quando o cupê, na verdade, é um utilitário? Bom, nesse caso acontece o oposto. Quando apresentou o compacto Range Rover Evoque, a Land Rover mostrou apenas o modelo de duas portas. E logo veio a pergunta: mas e a carroceria de quatro portas?

Eis que a montadora inglesa dos jipões, enfim, apresenta o SUV pequeno na sua “formação” clássica: com quatro portas. O modelo, antes mostrado só com as portas dianteiras, acaba de ser revelado no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos – por motivos bem razoáveis. Trata-se da terra dos utilitários-esportivos, o maior mercado do planeta para o gênero. E a Land Rover está apostando todas as suas fichas no Evoque, que começa a ser vendido no mundo no meio de 2011.

Uma real ruptura de paradigmas

Este novo Range Rover traz diversas inovações que, dentro da gama Land Rover, podem também ser consideradas revoluções. Pela primeira vez um utilitário da montadora terá opção de tração dianteira (4×2) – a tração integral 4×4 não poderia faltar. E esqueça as linhas quadradonas. O Evoque é ousado, moderno – repare nos faróis com anéis luminosos. Tem traços próprios, afilados, cortantes e diferentes de qualquer outro modelo já produzido pela fábrica de jipes da terra da Rainha.

Com a opção de tração 4×2, o preço será outro trunfo do modelo. Diz a Land Rover que o Evoque custará a partir de 35 mil euros, valor equivalente a R$ 81,5 mil. No Brasil, é provável que a cifra seja mais alta – só saberemos os valores quando as vendas estiverem próximas. Mas o que chama a atenção é o nível de requinte do modelo. O interior usa materiais finos, de bom gosto, com molduras metálicas, cores contrastadas no painel e couro. Sem falar no design que exala sofisticação.

A versão com câmbio automático, por exemplo, não tem alavanca. A seleção das marchas é feita por meio de um botão giratório na base do console central – outro ponto alto, esticado por entre os bancos dianteiros. Ao alto, também se destaca a tela de LCD, de oito polegadas, sensível ao toque e com tecnologia Dual View – motorista e passageiro podem operá-la simultaneamente. Por ela é possível ver dados e configurar diversos recursos disponíveis, como som, ventilação e navegador por GPS.

Quando menos é mais

Outro ponto-chave no Evoque é a mecânica. Um Land Rover que se preze tem de ser robusto. Só que a nova ordem mundial exige sustentabilidade, redução de consumo e de emissões. E a marca britânica recorreu ao movimento do downsizing. O motor a gasolina 2.0 Si4 usa um turbocompressor associado ao sistema de injeção direta para render fortes 240 cv de potência – energia equivalente à produzida por motores de seis cilindros. O bloco é acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.

O Evoque também terá opção de motor turbodiesel, com duas faixas de potência distintas. O conhecido bloco 2.2 litro foi inteiro revisado e tem 60% dos componentes novinhos. A principal novidade é o comando variável das válvulas de admissão, que se une ao sistema de injeção direta e ao turbo de geometria variável. O motor entrega 150 cv e 190 cv na versão mais arrojada, gerenciado por uma caixa manual ou por uma automática – ambas de seis marchas. O sistema Start/Stop reforça o apelo verde.

Menor utilitário já produzido pela Land Rover em sua história, o Evoque foi apresentado oficialmente há pouco mais de um mês, no Salão de Paris, na França. Sua segunda aparição foi aqui no Brasil, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, há duas semanas. O modelo será lançado em meados do ano que vem em três versões de acabamento: a “básica” Pure, a esportiva Dynamic e a topo de linha Prestige. Os executivos da Land Rover acreditam que o SUV Compacto será o maior pólo de atração de novos clientes. Sinal dos novos tempos.

[wppa type=”slide” album=”6364″][/wppa]