Marca revela as facetas da nova geração

Citroën C5

A Citroën divulgou os detalhes do novo C5, sedã de luxo que chega ao mercado europeu em março de 2008. Disponível nas configurações "Sedan" e "Break", o modelo traz design externo sofisticado, materiais refinados e bom espaço no interior, além de esbanjar recursos tecnológicos. A versão "Sedan" mede 4,78 metros de comprimento, 1,86 m de largura e 1,45 m de altura. O "Break" ostenta 4,83 m de comprimento, largura de 1,86 m e altura de 1,48 m. A distância entreeixos é a mesma em ambos: 2,82 m. O consumidor tem a seu dispor dois tipos de suspensão: a Hydractive 3 Plus e a Metálica, ambas elaboradas a partir dos eixos de rodas do sedã topo de linha C6.

A primeira conta com os últimos avanços da marca em termos de conforto. Ela adapta os estados de flexibilidade e de amortecimento em função das solicitações do motorista e do perfil da estrada. O motorista pode também escolher um modo "esporte" para tirar proveito de um comportamento de estilo mais dinâmico e esportivo. Pilotada por sensores fixados sobre cada eixo, a suspensão Hydractive 3 Plus permite ao veiculo conservar uma posição horizontal constante, independente da carga transportada ou da quantidade de passageiros. Já a suspensão Metálica oferece um rodar mais direto, como se fosse uma síntese entre conforto e comportamento em todos os pontos.

São três motorizações a gasolina (1.8i 16V, de 127 cavalos de potência, 2.0i 16V, de 143 cv, e 3.0i V6, de 215 cv) e quatro a diesel dotadas de filtro de partículas (HDi de 110 cv, de 138 cv e de 173 cv, além da V6 HDI de 208 cv). Há várias caixas de câmbio — manuais e automáticas —, disponíveis de acordo com os motores e níveis de acabamento.

Outra novidade é volante com comandos centrais fixos de segunda geração, que engloba os controles do limitador/regulador de velocidade, rádio, telefone, regulagens da tela, entre outros. O painel de instrumentos tem três relógios que dispõem de agulhas anulares, que giram ao redor dos mostradores. Eixos de rodas sofisticados, o ESP de série, estrutura rígida da carroceria e nove airbags disponíveis (sete de série e dois opcionais) complementam o pacote de segurança.

O novo C5 pode ser equipado com sensores de estacionamento na dianteira e na traseira, bem como de sistema de medição de espaço disponível que informa o motorista se o local é suficiente ou não para que ele possa estacionar (o espaços abaixo de 3 m e acima de 8 m não são considerados). De acordo com as versões, o Alerta de Ultrapassagem Involuntária de Linhas (AFIL) é oferecido como item de série, assim como faróis direcionais de xenônio de dupla função.

O Sistema NaviDrive de última geração é outro opcional que merece ser ressaltado. Associado a grande tela em cores de sete polegadas, ele agrupa, além das prestações de um telefone GSM integrado, as funções áudio (rádio, leitor de CD compatível MP3, função Jukebox, podendo armazenar no disco rígido até 10 Gb), e navegação GPS. A Citroën não divulgou quanto custará o novo C5.

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