Sedã ganha mais tecnologia e estilo

Audi A4 2008

Começou a contagem regressiva para os aficionados pela Audi. A marca dos quatro anéis lançará oficialmente o novo A4 no próximo dia 11, quando o Salão de Frankfurt abrirá suas portas na Alemanha. Com modificações estéticas e mecânicas, a linha 2008 do sedã será uma das principais estrelas do fabricante na mostra automotiva. A Audi divulgou hoje (30) os principais detalhes do modelo. Comparado à versão atual, o novo A4 é menor no comprimento, mas traz capô, largura e distância entreeixos maiores. A carroceria é 10% mais leve e seu visual é ainda mais esportivo. Com 4,70 metros de comprimento, a linha 2008 será oferecida em quatro versões de acabamento: "Attaction", "Ambition", "Ambiente" e "S Line", que se diferenciam conforme os motores e níveis de equipamentos.

Por falar em motores, a marca alemã oferecerá cinco propulsores. As motorizações a gasolina são o 1.8 l TFSI, de 160 cv e 25 kgfm de torque e o 3.2 l FSI, capaz de render 265 cv de potência e torque de 33,7 kgfm. Já os conjuntos a diesel começam pelo 2.0 TDI, de 143 cv e 32,7 kgfm. As versões topo de linha têm os conjuntos 2.7 l ou 3.0 l, ambos com seis cilindros em "V". Estes equipamentos entregam 240 cv (com 51 kgfm) e 190 cv (com 40,9 kgfm), respectivamente. Segundo informações da Audi, todos os motores contam com injeção direta de combustível, o que faz o novo A4 mais "lento" – equipado com o motor 2.0 l TDI – acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. O conjunto mais veloz – o 3.0 l TDI – levará o sedã da imobilidade aos 100 km/h em apenas 6,1 s.

O novo A4 agrega a mesma tendência de estilo adotada pelo recém-lançado A5: espelhos retrovisores com bordas arredondadas, spoiler com entradas de ar, novas maçanetas, ausência de frisos nas laterais e faróis sem recortes. A grade frontal ficou menor em relação à versão atual e o capô exibe frisos mais sutis. Os modelos serão dotados de câmbio manual ou automático (ambos com seis marchas) e caixa com a tecnologia CVT. Os veículos que trouxerem alavanca automática contarão também com os recursos de trocas seqüenciais (modo Tiptronic) e “borboletas” atrás do volante. Algumas configurações terão tração dianteira e outras permanente nas quatro rodas.

O A4 2008 de entrada já sai de fábrica equipado com o sistema de ignição “stop” e "start" (sem a necessidade de utilizar as chaves para ligar o carro), airbags frontais de dois estágios, freios ABS nas quatro rodas e controle eletrônico de estabilidade (ESP). Os veículos V6 contam também com monitoramento eletrônico de pressão dos pneus. A capacidade do porta-malas será de 480 litros em todas configurações. Entre as novidades a bordo está o sistema Audi Drive Select que deixa o carro "ao gosto do freguês", isto é, o condutor pode ajustar direção, suspensão, câmbio e motor de acordo com a "tocada" que ele pretende levar o veículo. Quando equipado com navegador, as informações deste sistema são exibidas em uma tela de 6.5" localizada no painel, que mostrará também as principais informações do veículo, sistema de som entre outros.

Conforme a configuração, o A4 2008 pode contar com detalhes em alumínio ou madeira no interior, luzes por LEDs e os faróis adaptativos de bixenon. Como opcionais, a montadora oferece as tecnologias inovadoras Audi Side Assist e Audi Lane Assist. A primeira elimina os “pontos cegos” do carro por meio de microcâmeras externas e a segunda, avisa o motorista de perigo ao mudar de faixa no trânsito. Isso mesmo, até 65 km/h, o veículo consegue captar por meio de sensores obstáculos ou outros carros se aproximando.

Como de praxe, a montadora ainda não revelou quanto a linha 2008 do A4 custará, mas garantiu que começará a distribuir o modelo às concessionárias européias no final de novembro. Inicialmente a marca dos quatro anéis disponibilizará apenas a carroceria sedã quatro portas e, posteriormente, deverá incluir a configuração station wagon na gama. No mercado brasileiro, conforme o próprio presidente da Audi Brasil, Andreas Deges, afirmou em março (durante o lançamento da nova geração do TT), o A4 2008 desembarca no mercado nacional somente no ano que vem.

[wppa type=”slide” album=”3314″][/wppa]