Superesportivo aterrissa no Brasil em dezembro

Audi R8

Andreas Deges, o presidente da Audi Brasil, disse durante a apresentação do TT Coupé, em março, que estava estudando qual seria o próximo lançamento da marca no Brasil. Entre os cotados estavam os novos A4, A5 e R8. Falou mais alto o modelo mais aguardado do fabricante alemão dos últimos tempos, o superesportivo R8. De acordo com a empresa, ele chega em dezembro para ser o novo topo de linha da Audi por aqui, assim como na Europa, Estados Unidos, Ásia e outros mercados da Audi no planeta.

Com a carroceria inteira de alumínio, o R8 é um modelo desenvolvido a partir do veículo pentacampeão da 24 Horas de Le Mans. O cupê de duas portas mede 4,43 metros de comprimento, 1,90 metros de largura, 1,25 m de altura e 2,67 m de distância entreeixos. Apesar de seus 1.640 quilos, o superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e tem velocidade máxima de 301 km/h, segundo informações da montadora alemã.

Todo esse desempenho é garantido por três fatores. O primeiro é o design, uma vez que o R8 passou por inúmeros testes em túneis de vento. O segundo é o motor: um 4.2 litros V8 FSI, com injeção direta de gasolina, capaz de gerar 420 cavalos a 7.800 rpm e torque de 43,9 kgfm, disponíveis entre 4.500 e 6.000 rpm. O último integrante da lista, mas não menos importante, é a transmissão automática R-Tronic, de seis velocidades.

Com relação peso/potência de 3,7 kg/cv, a Audi não hesita em dizer que o R8 é um carro de corrida disfarçado. Dotado da tecnologia Quattro (tração integral), o R8 apresenta consumo combinado (estrada/cidade) de 7,3 km/l, de forma que no trânsito urbano faz 4,9 km/l e 10,2 km/l na estrada. A assessoria de imprensa da Audi não soube informar se as concessionárias serão abastecidas em dezembro ou em janeiro de 2008.

[wppa type=”slide” album=”3311″][/wppa]