Ele chega em setembro ao mercado europeu, mas já tem muita gente sonhando com a linha 2008 do BMW Série 6. Oferecida nas configurações cupê e conversível, a supermáquina alemã traz como principais novidades a adoção do motor V8 movido a diesel e interior mais refinado.

Mantendo a tradição de oferecer inovações tecnológicas, a nova gama do Série 6 conta (além dos airbags) com apoios de cabeça ativos e bancos com regulagem elétrica de série. Estes apoios, em uma colisão, podem se deslocar 6 centímetros para frente e 4 cm para cima — conforme a força do impacto —, evitando lesões no pescoço dos ocupantes da parte dianteira do veículo.

Na parte estética, as mudanças ficam por conta dos novos pára-choques dianteiro e traseiro. As entradas de ar agora são ligeiramente maiores na frente que no modelo anterior e os faróis arredondados são bi-xenon. Na traseira, as novidades são a tampa traseira mais côncava, tornando-a aparentemente mais baixa, e o brake light — que passou a ser integrado ao spoiler traseiro. Na linha 2008, tudo que é luminoso é de LED.

O motor oito cilindros 4.8 l, movido a diesel, gera 360 cavalos de potência a 6.300 rpm e torque de 49,8 kgfm a 3.400 rpm. Construído em alumínio, este propulsor conta com os sistemas "Valvetronic", que regula a pressão nas válvulas, e "Vanos", que gerencia os mecanismos de exaustão. O resultado disso é uma ampla faixa de torque disponível já em baixas rotações.

De acordo com informações da montadora bávara, o modelo cupê acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, com câmbio manual, enquanto que o conversível precisa de 5,6 s. Ambos têm velocidade máxima limitada em 250 km/h. Com tração traseira, a nova gama traz de série o câmbio manual de seis marchas e oferece opcionalmente transmissão automática também de seis marchas com hastes para trocas no volante. A suspensão também é feita de alumínio e os freios hidráulicos são de alta performance.

Tanto o cupê quanto o conversível são dotados de controle eletrônico de estabilidade, "Dynamic Stability Control" (DSC), que controla a tração de cada roda de forma independente. Entretanto, o motorista pode desligar o funcionamento do DSC com um simples toque no botão localizado no painel, tornando o veículo mais "arisco". A direção hidráulica tem o recurso "Servotronic", que torna o volante mais leve em baixas velocidades, auxiliando nas manobras.

Internamente os veículos trazem CD Changer para seis discos com compatibilidade para USB e tocador Apple iPod. Apesar do espaço limitado, ambos levam quatro pessoas (2+2) e são equipados com sistema de navegação, que disponibiliza informações em tempo real em um display de 8.8 polegadas localizado no console central.

Para a linha 2008, a BMW passou a oferecer um leque maior de opcionais para o Série 6. Entre os inúmeros itens, destacam-se o sistema Night Vision, que auxilia a visibilidade noturna, e tonalidades diferenciadas para o acabamento interno.

[wppa type=”slide” album=”3307″][/wppa]