Novos cupês chegam ao Brasil em 2008

Audi A5 e S5

A Audi importará para o Brasil um de seus principais destaques no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. O cupê A5 contará com duas opções de motores a gasolina (3.2 FSI V6 de 265 cavalos de potência e 1.8 TFSI quatro cilindros de 170 cv) e duas a diesel (TDI). A novidade chega às concessionárias brasileiras no primeiro semestre de 2008. Na Europa, o modelo deve ser comercializado já em junho desde ano.

Com 4,63 metros de comprimento, o cupê pode transportar quatro passageiros e tem 455 litros de capacidade de carga. Com motorizações que variam de 170 cv a 265 cv, o modelo pode ter tração dianteira, tração quattro integral, caixa de câmbio manual ou automática de seis velocidades.

O motor top do Audi A5 é o novo 3.2 litros FSI de 265 cv, com inovador sistema de elevação de válvula. O torque máximo de 33,6 kgfm está disponível na faixa de rotação entre 3.000 e 5.000 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h, com caixa de câmbio manual de seis marchas, é feita em 6,1 segundos. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h. Segundo a Audi, o A5 3.2 apresenta consumo de 11,23 km/l (modelo com tração dianteira).

O A5 também poderá vir equipado com o motor 1.8 TFSI de 170 cv, dotado da tecnologia turbocharger. Nessa configuração, o conjunto apresenta caixa de câmbio manual com relação esportiva. A transmissão automática Multitronic, constantemente variável, está disponível na versão 3.2 FSI.

Os instrumentos e console central formam uma unidade. O painel de instrumentos, com mostradores do velocímetro e conta-giros em forma de gota, tem características do estilo da montadora, mas em seus detalhes ganhou um novo design. O veículo também tem a tela do sistema MMI (Multi Media Interface) posicionada ergonomicamente no interior.

A chave é outro item que chama atenção no lançamento. Com ela é possível comunicar-se eletronicamente com o sistema elétrico do veículo quando introduzida na cabine do condutor. Com isso, informações importantes, tais como quilometragem atual ou mensagens de advertência do sistema de informação, são armazenadas na chave. Os dados são sempre atualizados e disponíveis e permitem, por exemplo, que os técnicos das concessionárias prestem serviços de manutenção com mais rapidez e facilidade.

O modelo traz também traz, ainda, como novidade o conjunto de suspensão: na dianteira, suspensão five-link, com wishbones superior e inferior montados no sub-chassis. Na traseira, a suspensão é do tipo trapezoidal-link, com "kinematics". Tanto a traseira como na dianteira, os principais componentes são feitos em alumínio.

Outro componente renovado é a direção com sistema de pinhão e cremalheira, localizada em frente ao eixo dianteiro, com transmissão direta da força da direção. O freio de estacionamento eletromecânico de série, da linha do Audi A6 e A8, é ativado através de um botão próximo à alavanca de câmbio.

De série, o Audi A5 vem equipado com rodas de 17 polegadas, ar-condicionado automático, sistema MMI e sistema de áudio com CD player e tela separada. Na lista de opcionais estão os faróis bi-xenon, que combinam o sistema que direciona o foco de luz de acordo com o movimento da direção e LEDs de luzes diurnas.

O acesso ao carro pode ser feito sem a chave, assim como a partida, graças ao sistema Audi Advanced Key. Teto solar panorâmico extra-grande, Audi Parking System Advanced (sistema de auxílio nas manobras de estacionamento equipado com câmera na traseira para ajudar o motorista nas manobras mais complicadas) complementam o conjunto.

O modelo conta ainda com a versão esportiva S5, que traz o único competidor na categoria de cupês de alta performance que combina um motor V8 com tecnologia FSI e tração permanente quattro, segundo a Audi. Para acompanhar o propulsor de oito cilindros, o modelo ganhou suspensão ajustada e freios de alta performance. A potência é de 354 cv e o torque é de 44,86 kgfm, já disponíves a 3.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,1 s.

A caixa de câmbio é manual de seis velocidades. No visual, o apelo mais esportivo fica com a grade do radiador, que possui visual específico da linha S (pintado em cinza e com detalhes cromados). Os pára-choques são mais agressivos e as grades das entradas de ar são mais destacadas. Os espelhos retrovisores têm acabamento em alumínio, assim como as quatro saídas ovais do escapamento.

No interior, destaque para os bancos e o volante esportivos, instrumentos com mostradores cinza e detalhes em alumínio nas portas. Para personalizar o modelo, o consumidor tem uma série de opções de revestimentos, por exemplo, carbono, alumínio, aço inoxidável ou madeira. O S5 vem ainda equipado com rodas de 18 polegadas com novo design e pneus 245/40 R 18, faróis xenon Plus com luzes diurnas em forma de uma faixa LED e bancos esportivos com ajuste eletrônico.

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