Sedã topo da marca ganha versão esportiva

Audi S8

A Audi acaba de divulgar as fotos e detalhes do S8a versão esportiva do sedã topo de linha da montadorao A8. Junto com o protótipo Shooting Brakeo modelo será a atração do estande do fabricante alemão no Salão de Tóquio (Japão)que abre suas portas para o público na sexta-feira (21). O S8 conta com novo motor 5.2 V10 FSIbaseado na unidade usada no superesportivo Gallardoda Lamborghiniuma das marcas do grupo Audi. A versão pré-série do propulsor também já foi utilizada pelo protótipo R8um dos maiores vencedores da tradicional corrida 24 Horas de Le Mans (França).

Segundo a Audiesse novo propulsor V10 tem ênfase mais esportiva do que os motores de 12 cilindrosgraças à sua construção compactaque utiliza menor número de componentese à leveza (o peso do bloco é 220 kg). Com 5.204 cilindradas e injeção direta de gasolina (FSI)a unidade V10 rende 450 cavalos e 54,6 kgfm a 3.500 rpm. A taxa de compressão é 12,5:1e 90% do torque pode ser obtido aos 2.300 rpm. Segundo a Audio S8 acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h.

O desempenho é auxiliado pelo câmbio Tiptronicde seis marchascom função seqüencialmas também pela relação peso/potência de 4,31 kg/cvtípica de modelos superesportivos. Segundo a Audicomo o chassi do S8 é produzido em alumínioo carro fica leve para as suas proporções avantajadas: pesa 1.940 kg. Com o objetivo de promover adaptação à alta potência do motora Audi fez também modificações na carroceria e na suspensão do carro. Esta última apresenta sistema adaptativopara se adequar ao estilo de dirigir do motorista. Enquanto no A8 o recurso é opcionalno S8 está disponível como equipamento de série.

Ainda no capítulo suspensãoa do S8 é 20 milímetros mais baixo que a do A8quando está na posição padrão. Para aprimorar a dirigibilidadea Audi efetuou modificações no sistema de direção do modelo esportivo. Além dissoassim como no sedã no qual foi baseadoo S8 conta com sistema de tração integral quattroque atua junto com o controle eletrônico de diferencial. O carro a ser mostrado em Tóquio traz características peculiares no estiloprincipalmente na dianteira.

A grade trapezoidal do A8 aloja barras cromadas e o logo "S"finalizado em tom cinza metálico. Abaixo do detalhe estão três entradas de ar; as duas maioresnas extremidadestrazem faróis de neblina integrados e grade de proteção em formato de colméia. Na lateralo destaque fica por conta das rodas de 18 polegadascom desenho exclusivo da linha Smontadas em pneus 265/35. Há ainda espelhos retrovisores externos finalizados em alumínio e logotipo "V10" no painel na parte de baixo das portas.

A Audi disponibilizará exclusivamente para o S8 uma cor até agora inédita na linha A8a Daytona Greycinza metálico. A cabine conta também com algumas características especiaiscomo assentos revestidos de couro de dois tonsvolante de três raioslogos "S" no painel de instrumentos e "S8" no painel das portasalém de detalhes de alumínio e fibra de carbono. A versão esportiva do A8 conta com os mesmos sistemas de segurançaconforto e entretenimento do sedã no qual foi inspiradoe tem chegada prevista ao mercado europeu para meados de 2006com preço sugerido de 97,6 mil euros.

[wppa type=”slide” album=”3321″][/wppa]