Jipe da Toyota chega à terceira geração

Toyota RAV4

A Toyota aproveita a maior mostra automotiva do mundoo Salão de Frankfurt (Alemanha)que termina no próximo dia 25para apresentar a terceira geração de seu utilitário esportivo compactoo RAV4. O modelo chega ao mercado europeu em fevereiro de 2006 eprovavelmentedeve ser também comercializado no Brasil. Na comparação com seu predecessoro jipe incorpora novo estilo e equipamentos tecnológicos que priorizam a segurança e otimizam a estabilidade.

O RAV4 é um grande sucesso de mercado. Desde seu lançamentoem 1994foram vendidas 60 mil unidades do modeloconsiderando apenas o mercado europeu. Ainda no Velho Continenteno ano passado o Toyota abocanhou a fatia de 25,6% de participação no segmento. Mas voltemos à terceira geração do veículo. O estilo ficou mais interessantemarcado pelo perfilque foi rebaixado. Na dianteirao destaque fica por conta da grade do radiador trapezoidalque é a identidade da nova família de utilitários esportivos do fabricante japonês.

Ainda na parte da frentea Toyota introduziu novos faróiscom cobertura escurarecurso de deixou o RAV4 com feição mais agressiva. A robustez é ressaltada também pela introdução de novas rodasque medem 18 polegadas. Na comparação com a segunda geraçãoo atual jipe ganhou 145 milímetros de comprimento80 mm de altura e 70 mm de distância entreeixos. Essas características se refletiram no interiorque agora está mais espaçoso – a distância entre os assentos dianteiros e traseiros cresceu 55 milímetros.

O interior também foi redesenhadoganhando novo estilo para os assentospainéisalém de lista de itens de série renovada. Assimo RAV4 passa a ser oferecido com bancos revestidos de courocom dispositivo de aquecimentosensores de chuva e estacionamentoteto solarsistema de navegaçãoentre outros equipamentos. Há ainda itens de tecnologia inéditoscomo o Easy Flat TMque permite inclinação e rebatimento dos assentos dianteiros e traseirosaumentando a capacidade de carga (450 litros) e criando diversas configurações diferentes para o veículo.

O RAV4 conta com duas opções de motores a dieselambas 2.2 D4-D. O 180 rende 177 cavalos e 40,4 kgfm de torque entre 2.000 e 2.600 rpm. Segundo a Toyotaos números são suficientes para levar o jipe de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atingir velocidade máxima de 200 km/h. A opção mais fraca é o D4-D 135de 136 cv e 31,3 kgfm a 2.000 rpm. O fabricante informa que o RAV4utilizando este propulsoracelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e chega a 180 km/h. Os dois motores são acompanhados por câmbio manual de seis marchas.

Há ainda uma motorização a gasolina2.0 VVToferecida com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro. O propulsorde 152 cavalos e 19,7 kgfmpermite ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e atingir velocidade máxima de 185 km/h. O RAV4 conta com sistemas de segurança como freios ABSdireção eletrônica e VSC (Controle de Estabilidade do Veículo).

Há ainda o Active Torque Controlque permite ao motorista controlar o sistema de tração 4×4 (disponível em todas as versões) por meio de uma tela localizada no painel de instrumentos. Assimé possível direcionar a distribuição de torquemelhorando a estabilidade e dirigibilidade e reduzindo o consumo de combustível.

[wppa type=”slide” album=”3378″][/wppa]