Conheça o modelo que deve ser produzido no Brasil

Honda Civic Sedan

Nos primeiros dias de agostoa Honda divulgou fotos e detalhes da oitava geração do Civic hatchback. Agoraa marca mostra os detalhes das versões sedã e cupê esportivo (Si)que completam a linha 2006 do modelo. A apresentação oficial do carro acontecerá no dia 15 de setembrodata da abertura do Salão de Frankfurt (Alemanha). E os brasileiros também conhecerão o Civic renovado em breve: o veículo já foi flagrado em testes nas proximidades da fábrica nacional da Hondaem Sumaré (SP). Segundo especulações de bastidoresa versão sedã deverá ser lançada por aqui entre o final de 2006 e início de 2007.

A renovação do Civic promete colocar mais tempero na briga do segmento de sedãs médios nacionais. O Toyota Corolla lidera o mercado desde o lançamento de sua nova versãoem 2002. Porémos fabricantes fortalecem a ofensiva contra o domínio da marca japonesa: a Chevrolet inicia em outubro as vendas da terceira geração do Vectraenquanto a Renault deve lançar ainda esse ano o renovado Méganeagora produzido no Brasil. Neste contexto cheio de novidadesa Honda não poderia ficar para trás e perder sua parcela no lucrativo segmento.

Mas voltemos à Frankfurt e ao lançamento da oitava geração do Civic. A dianteira do sedã e do esportivo ficou diferente da do hatchbackjá que não usa a grade do radiador translúcida. Nos modelos apresentados agorao recurso é mais tradicional e dividido por dois frisosque contornam o logotipo da Honda. Entretantoassim como o hatchtraz entrada de ar larga e capô arredondado. Na comparação com a geração anteriora versão sedã ganhou 35,5 milímetros de comprimento38,1 mm de largura e 81,2 mm de distância entreeixos. Entretantocom o objetivo de deixar o Civic com perfil mais esportivoa altura foi reduzida em 5 milímetros.

O perfil do modelo ficou mais bonito e robustomarcado por introdução de friso cromado na parte de baixo das portasque percorre toda a lateral; e rodas de 16 ou 17 polegadas. Diferente da versão hatchbackque abusou do uso de recursos futuristas na traseirao sedã conta com linhas clássicas e limpas. O destaque é o desenho das lanternasque extravasam pelas laterais do carro. Além dissoa tampa do porta-malas é levemente rebaixada e o pára-brisa segue a linha do teto. O aspecto final ficou bonito e bem enquadrado no gosto dos brasileiros.

O acabamento da cabine segue o mesmo padrão da versão hatchback. O destaque fica por conta do sistema "Dual Link"que projeta na parte de cima do painel de instrumentos as principais informações sobre o funcionamento do carro. Os outros dados ficam na extremidade mais baixa. Assimo motorista fica informado sem desviar a atenção do trânsito. O Civic Sedan utiliza o novo motor 1.8 i-VTECde quatro cilindroscom tecnologia de controle de válvulasque rende 140 cavalos e 17,7 kgfm de torque a 4.300 rpm.

O modelo vem de série com câmbio manual de cinco velocidades – o automático é oferecido como opcional. Para o mercado norte-americanoa Honda disponibiliza ainda o Civic sedã com motorização híbridaque combina propulsor elétrico de 15 Kw (20 cv) com 1.3 a gasolinade 110 cv. Já a versão esportiva Si traz motor 2.0 i-VTECtambém com quatro cilindrosque rende 197 cavalos. O câmbio é manual de seis marchas.

Entre os itens de segurança do modeloos destaques ficam por conta dos freios com assistência antitravamento (ABS) e função EBDVSA (Vehicle Stability Assist) – o sistema de estabilidade eletrônica da Honda – cintos de segurança com tensionadores duplosentre outros. A primeira geração do Civic foi lançada em 1972 e já vendeu 16 milhões de unidades ao redor do mundo. Hojeé produzido em 11 países (inclusive Brasil) e comercializado em 160 mercados.

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