Renovado de corpo de alma

Ford Explorer

A Ford lança o utilitário esportivo Explorer 2006 nos Estados Unidos. O carro chega com novo estilomotores mais fortes e equipamentos de segurança avançadosalguns inéditos no segmento. Além dissoo modelo conta também com preços menores do que os atuais. Segundo o fabricantea nova geração do jipão de luxo tem o objetivo de fortalecer sua liderança no segmentoposição que ocupa há 15 anos. Neste períodoa marca vendeu nos Estados Unidos 5,5 milhões de unidades do Explorer.

Apesar de representar 27,5% do total de modelos vendidos nos EUA em 2004na primeira metade deste ano os utilitários esportivos tradicionaisque têm cerca de 200 representantes naquele mercadoperderam espaço para os "crossovers"que primam pelo maior versatilidade. Entãoveio a preocupação da Ford em criar o Explorer 2006 com mais itens de série e nova concepção do interiormas sem abrir mão de linhas robustas. Estima-se que o modelo venha para o mercado brasileiro no ano que vem.

O exterior é inspirado na nova geração da picape F-150. A principal mudança visual está na dianteiraonde o destaque fica por conta da nova grade do radiador cromada. Junto com a entrada de aro detalhe forma um grande trapézioque domina a parte da frente do carro. Os faróisque também foram renovadostambém chamam a atenção. Além dissoa Ford passa a disponibilizar rodas de liga leve de 18 polegadas como item opcional. As dimensões do modelo são as mesmas do comercializado até entãoe a traseira passou por poucas mudanças.

Na cabineas principais novidades são o novo painel de instrumentos e dos assentosque foram redesenhados para garantir maior conforto aos ocupantes. Além dissoos bancos da segunda e da terceira fileiras incorporam sistema dobrávelque deixa o assoalho plano. Outro item de destaque é o teto solar panorâmico. A linha 2006 do Explorer passa a contarde sériecom equipamentos de segurança como sistema de airbags laterais para motorista e ocupantes"Roll Stability Control" (o controle de estabilidade da Ford)tecnologia que monitora a pressão dos pneusentre outros.

A Ford passa a disponibilizar também um novo sistema de navegaçãocomandado por uma tela no console central. Na parte mecânicaa principal mudança está na suspensão traseira independentequesegundo a marcaproporciona maior conforto para os ocupantes do modelo. O fabricante aprimorou também a linha de motores do Explorer. A unidade mais forte,V8 4.6agora conta com três válvulas por cilindro. A atual tem duas. A potência aumentou 53 cavalos e agora o propulsor rende 292 cv.

Segundo a marca norte-americanaesse V8 4.6 passa a contar com o mesmo sistema de válvulas variáveis do motor do Mustang GT e do V8 5.4 do F-150. A nova motorização está disponível com câmbio automático de seis marchas. Ainda de acordo com informações da Fordo novo Explorer oferece 10% de economia de combustível na comparação com o atualconsiderando os modelos equipados com tração 4×4 – 4×2 também é oferecida. Também há motores V6sendo que o forte4.0 litrosrende de 210 cavalos de potência.

[wppa type=”slide” album=”3391″][/wppa]