Perua ganha mais status

Volkswagen Passat Variant

Depois de divulgar no início de junho os primeiros detalhes do Passat Varianta Volkswagen apresenta agora fotos e mais informações da sexta geração do modelocuja estréia mundial acontecerá no Salão de Frankfurt (Alemanha)em setembro. Segundo a marcao lançamento oficial da nova perua para o mercado alemão acontece em agosto. No mês seguinte será a vez dos demais países europeus receberem as primeiras unidades do carro. Em 2006a marca alemã inicia as vendas do Passat Variant no Japão e nos Estados Unidos. Segundo a assessoria de imprensa da empresa no Brasilnão há previsão de chegada do modelo em nosso mercado.

De acordo com a Volkswageno Passat Variantentre 2000 e 2004aumentou sua participação no segmento de 21% para 27%considerando apenas o mercado europeu. O modelo chega com as mesmas inovações técnicas e equipamentos de conforto do sedãmuitos deles herdados do mal sucedido carro de luxo Phaetonque em breve deve sair de linha. A frente é idêntica a do três volumese segue o estilo dos protótipos Concept C e Concept R. O destaque fica por conta da grade do radiador cromadaem formato de “V”.

Além dissoo fabricante equipou o carro com faróis direcionais de xenônioque seguem os movimentos do volante em um ângulo de até 15ºfacilitando a visão noturna. As principais diferenças entre o Passat Variant e a versão sedãencontram-se da coluna central para trás. A partir deste pontoas linhas da perua começam a fazer uma curva para baixogarantindo um visual mais arrojado. Na traseirao destaque fica por conta das novas lanternas com lâmpadas LEDem substituição às normais. A Volkswagen escolheu rodas de 16 polegadas para equipar o carro.

Na comparação com a geração anterioras dimensões do Passat Variant estão maiores. O comprimento cresceu 9,2 centímetrostotalizando 4,77 metros. A largura agora é 1,82 m.7,4 cm a mais do que o antigo modelo. Na alturaa perua ganhou 1,9 cm e ficou com 1,52 mmas a distância entreeixosde 2,71 metrosfoi mantida. Isso garantiu ao carro melhor espaço interior e maior capacidade de carga. O porta-malas agora comporta 603 litroso que representa aumento de 108 l em relação à geração passada do Passat Variant.

A cabine ganhou painel de instrumentos redesenhadocom novo grafismo. Além dissotraz acabamento com materiais luxuososcomo couromadeira e alumínio. Mesmo a versão de entrada conta com boa lista de itens de sérieentre eles ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)ar-condicionado digitalseis airbags e trio elétrico. Além dissoa Volkswagen oferecepara todas as versõesopcionais como o sofisticado sistema de radarcapaz de detectar um carro a uma distância de 200 metros e transmitir as informações para o novo controlador eletrônico de velocidadeque pode acionar os freios automaticamente se for constatado que algo se aproxima do carro rapidamente e não houve nenhuma reação do motorista para evitar uma colisão iminente.

São oito opções de motores disponíveissendo sete são novas e com  injeção direta de combustível. Há cinco propulsores a gasolina: o mais fraco é o 1.6de 102 cavalosjá presente na geração anterior do Passat perua. O topo da linha é o 3.2 V6com injeção direta FSIque tem potência de 250 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Entre os três motores a dieselo mais forte é 2.0 TDI (injeção direta) turboque rende 170 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. A marca oferece opção de câmbios manuais de cinco ou seis marchasou seqüencial DSG Tiptronic.

[wppa type=”slide” album=”3386″][/wppa]