Nova geração do compacto fica mais sofisticada

RENAULT CLIO

A Renault antecipa todos os detalhes da terceira geração do Cliocujas vendas no mercado europeu devem começar dentro de dois meses. A novidade será a principal atração da marca francesa no próximo Salão de Frankfurt (Alemanha)em setembro. Com o novo modeloo fabricante dá continuidade ao processo de renovação de seus compactos baseados na nova plataforma Bfruto da aliança entre a marca francesa e a Nissan. O processo começou com o lançamento da minivan Modusno ano passado.

Atualmenteo mercado brasileiro conta com o Clio a esse que será apresentado na Alemanhamas há chances da novidade de ser fabricada no Brasil nos próximos anos. O estilo do novo Clio está mais moderno e agradávelgarantindo ao carro uma aparência mais esportiva e jovial. A dianteira foi toda renovadaganhando capô mais proeminentegrade do radiador menor e entradas de ar mais largascom faróis de neblina integrados. O grande destaque fica por conta dos novos faróis direcionais  com lâmpadas de xenônioherdados do Modusitem inédito no segmento de veículos compactos.

A Renault disponibiliza como item de série rodas de 15 polegadasmas as de 16 são oferecidas como opcional. A traseira também passou por uma total reformulaçãoficando com linhas mais arredondadas. O pára-choque ganhou frisos de borracha nas laterais e as lanternas são novas. Na comparação com o modelo comercializado atualmenteo Clio ficou maiorcom 3,99 metros de comprimentoe segundo a Renault também mais espaçoso. No interioros destaques ficam por conta do novo desenho do volante e do acabamento com alumínio no painelalavanca do câmbio e saídas do ar-condicionado.

A Renault disponibiliza como item opcional o teto solar panorâmicoque aumenta a luminosidade da cabine. O Clio conta com cinco opções de acabamentoAuthentiquePrivilegeExpressionDynamique e Initiale. No futuroa marca francesa vai disponibilizar também uma opção mais esportiva para o modelo. Além dissoo carro conta com configurações três e cinco portas. Entre os itens de segurança estão freios ABS de última geraçãocom assistente de frenagem EBDcontrole eletrônico de estabilidade (ESP)controle de tração ASRoito airbags e novo sistema de cintos de segurança.

O Clio incorpora ainda travamento das portas e acionamento do motor por meio de cartãooutro item inédito para o segmento. O modelo contarána data de seu lançamentocom quatro opções de motorização. Entre os motores a gasolinao de entrada é o 1.2 16Vque rende 75 cavalos e 11 kgfm de torque a 4.250 rpm. O intermediário é o 1.4 16V (98 cv e 13 kgfm de torque a 4.250 rpm)enquanto o topo da linha é o 1.6 16Vque desenvolve 113 cavalos e 15,7 kgfm a 4.250 rpm. No futuroa linha de motores a gasolina passará a contar com a opção 2.0 16V.

Há ainda propulsores a dieselcom potências entre 70 cavalos e 86 cv e torque entre 16,3 kgfm e 24,5 kgfm. O câmbio manual de cinco marchas foi mantidomas a linha Clio contará com mais duas novidades: o manual de seis marchas e o automático de quatroque tem opção de trocas seqüenciais por meio de alavancas atrás do volante. A Renault investiu cerca de 800 milhões de euros no projeto Clio IIIque é produzido na França. A marca já é líder de vendas na Europamas com a reformulação do Clioespera ampliar sua liderançachegando a 11% de participação naquele mercado até o final deste ano.

[wppa type=”slide” album=”3373″][/wppa]